O dia foi 10 de Janeiro de 2010, viajei até União da Vitória/PR para buscar o tão sonhado FOX 2, já o tinha visto por fotos, umas 5, de vários ângulos, parecia um bom ultraleve, visível mesmo era o pano que parecia, e é, muito gasto.
Botei um dinheiro na frente pra calçar o negócio e corri atrás do cam
inhão, consegui com um tio meu, um super Mercedez-Benz 1113, 1974. Fiz a navegação no Google, 361 km, hora de partida 9 hs da manha, mas com o caminhãozinho de diferencial reduzido lá se foram 5 h de viagem. Meu pai, motorista aposentado, fez a primeira perna até Curitibanos, depois levei o caminhão até o destino, incríveis 70 km/h com o pé no fundo, era sempre melhor por na banguela, só assim dava 100 p/h.
Chegamos lá pelas 2 da tarde, direto pro aeroporto, muito bem recebido pela turma lá, chave de fenda, serrote, talhadeira e marreta na mão, partimos pra desmontagem, jogo rápido, ultraleve em cima, bem amarrado, assas tudo certinho, contato de compra e venda e demais obrigações contratuais e pegamos a estrada novamente, chuva direto, muita chuva, meu velho companheiro faz a primeira perna outra vez, de Curitibanos-SC a Vacaria-RS foi comigo, o Mercedinho não tinha folga no volante, tinha férias, é bom pq não da tempo de dormir no volante.
Até que deixasse o caminhão, com meu ultraleve ainda em cima, na casa do dono, já eram 1 h da madrugada, no outro(digo), no mesmo dia eu levo pro aeroporto e descarrego o aviãozinho. A meteorologia não estava muito boa naqueles dias e aquela manha foi de chuvisco, assim que terminei de monta-lo, com ajuda dos amigos, descambou-lhe água até o fim do dia, no dia seguinte pneu furado, uma, duas, três vezes, ultraleve muito tempo parado, haaaa! e minhas impressões se confirmaram, bom aviãozinho, mas surrado de tanto voar, e deve ter voado muito pelo jeito, afinal o coitado completou em 6 de junho de 2010, 22 anos de vida! Desculpem o palavrão, mas deve ter voado pra caralho! o pano tá pedindo outro, compensador não funciona, freio todo derretido os tambores, os flaps recolhe sózinho, não para em nenhuma posição, tem fio elétrico pra tudo que é lado, folga na triquilha, motor de arranque com uma mola quebrada ficava sempre raspando a engrenagem na cremalheira, saquei fora, hélice tinha quebrado uma lasca na ponta e não sei quem cortou um pedaço "quase" igual do outro lado, comprei outra, tanques de combustível com uma aparência péssima, parabrisa quebrado, aquela junta de borracha entre carburador e coletor de admissão tá quase partindo, sem dizer que ele tem umas tendências, tipo não quero descer, não quero subir, duro de aileron, se bem que tem uma amarração com um arame que dá pra ver na junção do manche dentro do tubão, devo ter esquecido de mais algumas coisas, mas uma coisa que não posso esquecer, é de dizer que o tal FOX 2 voa muito, deixa muito aviãozinho meia boca literalmente no chão.
Então por essas e por outras é que o super caça da Vector vai pra um retrofit, depois de uma geral derrepente ele ganha uma carenagem do V4 ou 5, pano novo, montantes em gota, cauda do V 5, flap em baixo, compensador na frente, um 582...(acho melhor juntar dinheiro e comprar um V 5 de uma vez) vamos ver se o dinheiro alcança.
Desmontei ele hoje. Fora de voo por uns tempos. Enquanto isso, vou assistir a aviação dos meus colegas, bons voos pra todos.
Olá Márcio. Não consigo ler seu material sobre o retrofit do FOX 2, pois tem esse "popup" do rastreamento de visitantes atrapalhando o texto. Você pode corrigir isso ? Valeu. Abs. Edgar Arana-São Carlos-SP
ResponderExcluirValeu, vou ver isso. obrigado pela visita
ResponderExcluirOla Marcio.... gostaria de trocar algumas dicas com voce sobre o Fox 2, se puder me add no MSN ( germano1977@correios.net.br)
ResponderExcluirabraços e bons voos
Elcio F Machowski .´.
Anapolis - Go