Texto e foto extraídos do site da ABUL.
......................Pois estamos com um pequeno mistério para desvendar. Por motivos óbvios vou omitir a identificação do piloto, avião e local do incidente. Vou apenas narrar o fato, porque no momento é só o que interessa. O piloto colocou no assento direito do Fox V5 um saco de cimento para lastro. Decolou de um aeródromo de 2.000 ft e dirigiu-se para um vôo de 40 minutos para outro aeródromo próximo com 2.500ft. Ao atingir o nível de 4.500ft o saco de cimento literalmente explodiu. Chegou com muita dificuldade e fez um pouso não menos difícil porque ficou com os olhos cheios de cimento e com visibilidade quase zero. Trouxe o avião voando com a cabeça para fora e com muita dificuldade na visão. Nos relatou que a explosão foi tão forte que ele no primeiro momento julgou que o avião havia explodido. Passado o susto e com a cabine cheia de cimento ouviu que o motor estava funcionando e sem entender o que estava acontecendo verificou que os comandos estavam atuantes. Após alguns minutos deu-se conta que o saco de cimento havia explodido. Bem a explosão foi tão forte que quebrou o parabrisa do lado direito.
Pergunto: O que pode ter ocasionado esta explosão do saco de cimento? Variação da pressão? Não creio porque ocorreu a 4.500ft. Quem conhece a embalagem do cimento sabe que é de papel grosso com duas ou três camadas. Aventamos todas as possibilidades e não se consegue entender o que possa ter acontecido. Espero que algum colega tenha uma explicação e possa nos ajudar a entender o que tenha acontecido, e deixamos um alerta para que não usem este tipo de lastro.Explicações técnicas
A maioria dos grãos é suscetível de desenvolver um processo rápido de combustão quando o tamanho das partículas for suficientemente pequeno e houver uma fonte de ignição presente. Sob confinamento, tal combustão adquirirá condições para originar uma explosão, produzindo gases quentes que, por sua vez, geram um rápido aumento de pressão no recinto.
Para que aconteça uma explosão com pós, é necessário estarem presentes ao mesmo tempo uma fonte de ignição e uma atmosfera explosiva. Podemos dizer, resumidamente, que uma atmosfera explosiva de pós é formada a partir de uma determinada concentração de partículas em suspensão.
A ocorrência de atmosferas explosivas é mais facilmente compreendida pelas pessoas quando citamos exemplos de instalações da indústria química e petroquímica, em que os produtos são inflamáveis e permitem rápida associação com eventos de incêndios e explosões. Uma dificuldade muito maior é encontrada ao se tentar explicar para um leigo que, por exemplo, um punhado de leite em pó pode formar uma atmosfera explosiva e que, sob determinadas condições, pode resultar em uma explosão.
Acredito que o saco se rompeu. Pela foto não é possivel ver sinais de combustão.
ResponderExcluir