Depois de umas 20 hs de voo, usando uma mistura AVGAS/COMUM, na razão de 50% e óleo 2T Actevo na razão 40/1, resolvi dar uma olhada nas velas. O resultado eram velas com uma camada acima do ideal de óleo, oque significa que pode- se reduzir a qtd de 2T na mistura, na verdade oque o manual da Rotax recomenda é 50 /1. Outro ponto observado, foi a deposição de chumbo da AVGAS nos eletrodos das velas, pelo que deu pra calcular, se voei 20 hs e estava naquele ponto, e se continuasse depositando chumbo naquela cadência, acredito que levaria mais umas 40 hs pra prejudicar o salto da faísca.
Na faixa de R$ 13,00 cada vela, dá bem pra troca-las a cada 10, 15, 20 hs, ou limpar com 10 e trocar com 20 hs tbm pode ser uma boa.
O fox 2 usava velas resistivas NGK BR8ES e agora vou começar a voar com velas "não" resistivas, que tbm são recomendadas.
As velas do tipo resistivo são identificadas pela letra R no isolador cerâmico. Esta vela incorpora um resistor cerâmico de 3 a 7,5kΩ (ou em alguns casos resistência de 1 a 2kΩ), para atenuar os ruídos eletromagnéticos da ignição gerados durante a emissão de faíscas.
Para veículos antigos a utilização das velas resistivas não afeta a durabilidade, desempenho ou consumo de combustível, com a vantagem de não afetar possíveis acessórios modernos, como rádio CD / DVD, etc...
Para veículos antigos a utilização das velas resistivas não afeta a durabilidade, desempenho ou consumo de combustível, com a vantagem de não afetar possíveis acessórios modernos, como rádio CD / DVD, etc...
Como o Foquinho só tem o intercom e por motivos de segurança tenho voado solo aqui na minha região, nem o estou usando.
Devo voar esse final de semana, reportarei minhas impressões sobre a troca de velas nos próximos dias.
Para motores ROTAX 503 ao 582. Vela não resistiva.
Olá a todos os amigos apaixonados pelo voo,gostaria de ajuda para solucionar um problema que ocasionou um pouso fora(roça de soja)sem consequencias para mim e para meu Fox 2 (Rotax 503)o motor é novo esta com 20 hrs apenas,tudo novo inclusive a igniçao simples com platinado,simplesmente um cilindro ficou sem faísca,ja trocamos as bobinas de lugar e o problema persiste,nao sobe energia para o cilindro um,as aberturas dos platinados estao ok,condensadores ok,se alguem ja teve uma pane dessa ou ouvio falar por favor me ajudem,aguardo contato,obrigado.
ResponderExcluirBoa tarde amigo! já tentou verificar a bobina gerado de energia? ela fica no conjunto de ignição, e´uma das bobinas menores, que ficam uma sobre a outra. ela é responsável por alimentar de energia as bobinas, e quando ela falha, a centelha deixa de existir. Espero ter ajudado!
Excluirabraços. Pablo
olá irmão do motor rotax 503 com problema de ignição! então! peça para o seu mecanico fazer uma calagem no sitema de iginição, ele irá testar todas as bobinas condensadores e platinados, aconteceu fato igual comigo em um GT motor 532 e demorou pra achar o problema e na verdade éra uma das bobinas de faísca quela que é ligada ao cabo de vela, mas é bom fazer a calagem e verificar todas as peças que fazem parte da ignição e luz, e não se prenda a peças originais da rotax, pois qualquer bobina gera a faísac que vc precisa pra voar. o importante a cada descarbonização vc fazer uma revisão dos platinados e condensadores!!!
ResponderExcluirExiste algum platinado que da para substituir o original ? peço ajuda dos leitores
ResponderExcluirAbraços
qual e a abertura dos platinados do 503 mono?
ResponderExcluir0,4/0,5 de folga
ExcluirUm amigo que trabalha com Rotax me passou essa medida ,eu regulei o meu Rotax 503 nessa medida
Eu estou com 503 não funciona uma bobina mudei de posição e continuo,ai mandei verificar bobina de força ela estava em curto
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