sábado, 16 de outubro de 2010

Velas pro Rotax 503


Depois de umas 20 hs de voo, usando uma mistura AVGAS/COMUM, na razão de 50% e óleo 2T Actevo na razão 40/1, resolvi dar uma olhada nas velas. O resultado eram velas com uma camada acima do ideal de óleo, oque significa que pode- se reduzir a qtd de 2T na mistura, na verdade oque o manual da Rotax recomenda é 50 /1. Outro ponto observado, foi a deposição de chumbo da AVGAS nos eletrodos das velas, pelo que deu pra calcular, se voei 20 hs e estava naquele ponto, e se continuasse depositando chumbo naquela cadência, acredito que levaria mais umas 40 hs pra prejudicar o salto da faísca.
Na faixa de R$ 13,00 cada vela, dá bem pra troca-las a cada 10, 15, 20 hs, ou limpar com 10 e trocar com 20 hs tbm pode ser uma boa.
O fox 2 usava velas resistivas NGK BR8ES e agora vou começar a voar com velas "não" resistivas, que tbm são recomendadas.
As velas do tipo resistivo são identificadas pela letra R no isolador cerâmico. Esta vela incorpora um resistor cerâmico de 3 a 7,5kΩ (ou em alguns casos resistência de 1 a 2kΩ), para atenuar os ruídos eletromagnéticos da ignição gerados durante a emissão de faíscas.
Para veículos antigos a utilização das velas resistivas não afeta a durabilidade, desempenho ou consumo de combustível, com a vantagem de não afetar possíveis acessórios modernos, como rádio CD / DVD, etc...
Como o Foquinho só tem o intercom e por motivos de segurança tenho voado solo aqui na minha região, nem o estou usando.
Devo voar esse final de semana, reportarei minhas impressões sobre a troca de velas nos próximos dias.


Vela de Ignição NGK B8ES.
Para motores ROTAX 503 ao 582. Vela não resistiva.

5 comentários:

  1. Olá a todos os amigos apaixonados pelo voo,gostaria de ajuda para solucionar um problema que ocasionou um pouso fora(roça de soja)sem consequencias para mim e para meu Fox 2 (Rotax 503)o motor é novo esta com 20 hrs apenas,tudo novo inclusive a igniçao simples com platinado,simplesmente um cilindro ficou sem faísca,ja trocamos as bobinas de lugar e o problema persiste,nao sobe energia para o cilindro um,as aberturas dos platinados estao ok,condensadores ok,se alguem ja teve uma pane dessa ou ouvio falar por favor me ajudem,aguardo contato,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo! já tentou verificar a bobina gerado de energia? ela fica no conjunto de ignição, e´uma das bobinas menores, que ficam uma sobre a outra. ela é responsável por alimentar de energia as bobinas, e quando ela falha, a centelha deixa de existir. Espero ter ajudado!
      abraços. Pablo

      Excluir
  2. olá irmão do motor rotax 503 com problema de ignição! então! peça para o seu mecanico fazer uma calagem no sitema de iginição, ele irá testar todas as bobinas condensadores e platinados, aconteceu fato igual comigo em um GT motor 532 e demorou pra achar o problema e na verdade éra uma das bobinas de faísca quela que é ligada ao cabo de vela, mas é bom fazer a calagem e verificar todas as peças que fazem parte da ignição e luz, e não se prenda a peças originais da rotax, pois qualquer bobina gera a faísac que vc precisa pra voar. o importante a cada descarbonização vc fazer uma revisão dos platinados e condensadores!!!

    ResponderExcluir
  3. Existe algum platinado que da para substituir o original ? peço ajuda dos leitores

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. qual e a abertura dos platinados do 503 mono?

    ResponderExcluir