Pelo que tenho visto por aí, inúmeros acidentes tem sido registrados "logo após a manutenção".
Tenho certeza que todo mundo aqui ligado a aviação tem algum relato no que se refere ao "logo após a manutenção".
Vou contar o que aconteceu comigo.
Durante meu "quase concluído" curso de PP, fomos buscar o nosso Aeroboero, PP-GID, em Passo Fundo, tinha ído pra lá pra fazer a manutenção de... nem me lembro quantas horas. O translado seria então de P Fundo-RS até Lages-SC, fiz toda a navegação, calculos, estimados etc...etc. Chegando lá, de ônibus, inspecionamos o avião, olha daqui, olha dali, felizes porque sabíamos que o Boero ía nos dar muitas, novas, , horas de instrução.
Meu instrutor, o Porto Uniense Cmt. Andreoni foi fazer o voo de teste...eis que o "logo após a manutenção" se revela. As mangueiras de óleo do motor, que haviam sido trocadas, apresentaram vazamento junto as braçadeiras, e o Boero voltou com a lateral melada de óleo, iríamos voar uns 10, 15 min até o motor parar, resultado, foram colocadas as mangueiras "velhas" e o Boero voou feliz por mais uns 3 a 4 anos.
Outra coisa que ví com meus próprios olhos que a terra há de "cumer". foi o caso de um piloto super padrão, PP- IFR - Multi, pra ter uma idéia a fonia dele era em inglês, voava um Seneca III, eu acho, não lembro, gastou uma babilônia de dinheiro numa revisão, sempre me convidava pra uns voos, maquinão o tal de Seneca! Pois certa feita diante de nossos olhos durante o taxi, o avião recolheu a triquilha, os motores entraram girando no asfalto, PENSEM NUM HOME P DA VIDA, não obstante, foi chamado um guincho e como o trem principal estava em baixo, a idéia foi rebocar o avião de ré, pois enquanto estava sendo rebocado, recolheu o trem do lado esquerdo, bateu com a asa no chão e etc... tudo isso depois das revisões, tudo isso depois de ter pousado com os trens daquele tipo, tudo isso com as luzes indicadoras no painel de trem embaixo e travado, tudo isso após uma semana da revisão.
Uma coisa que eu já venho vendo, é que AVIÃO QUE SAI DA REVISÃO NÃO É SINÔNIMO DE UM VOO DESCONTRAÍDO, sabe, aquele voo de alma lavada, to fazendo certo, gastei mas agora tá em dia, isso pode não ser bem verdade, pelo menos não tem sido, AVIÃO QUE SAI DA REVISÃO É SINÔNIMO DE PREOCUPAÇÃO. Outra coisa que tem q ser estudada é a neurose pela manutenção freqüente, esse monta e desmonta, monta e desmonta, como já disseram por aí " a busca pelo acidente zero inviabiliza a atividade aérea", o risco existe, sabe aquele cidadão que vive fazendo exame de saúde e não aparece nada, um dia ele acha uma doença.
Um amigo, mecânico automotivo, fez todo o motor, um continental c90, mas ele achava que poderia ter algo mal montado, não voava 100% tranquilo, diz ele que conseguia ver o motor por dentro enquanto voava, via aquele parafuso que ele mesmo apertou, aquele pino que ele colocou, aquilo o preocupava, resolveu então mandar pra quem era habilitado e pagou bem por isso e.........o motor voltou pior, depois de umas poucas horas de voo, partiu um anel, começou a queimar óleo e etc... etc...
Mas a questão era a seguinte, mandar alguém fazer e esse alguém "jurar" pra você que não terás problemas, te garantir que o motor não vai parar, é o que todos querem ouvir e se paga pra isso, agora se vai parar ou não são outros 500.
Pergunto, você voa tanquilo depois de uma revisão?
Ótimo texto, gostaria de publicar no meu blog " ifronline.blogspot.com", se puder autorizar....fico no aguardo. Um abraço e bons voos.
ResponderExcluir