Só quem fuma ou fumou, sabe a dificuldade em deixar o vício. Estava lendo um artigo numa importante revista de ciências e "descobri" pois até então não sabia dessa, que o sucesso do cigarro Marlboro, se deu, devido a descoberta que, com a adição de amônia, ao fumo, aumentava-se a dependência e consequentemente diminuía o intervalo entre as baforadas, logo vendiam-se mais cigarros.
A adição de amônia foi um marco na história da indústria fumageira, pois até então não se usava esse artifício, mas o que chama a atenção, é que, as concorrentes da Philip Morris, quando descobriram o fato, ao invés de denunciar as autoridades, a colocação da substância, os concorrentes optaram por colocar amônia também, uma verdadeira máfia.
Se tudo correr bem e você não tiver nenhuma complicação mais séria, chegará ao final da vida no mínimo com uma enfisema. Meu avô faleceu assim, o médico disse que a enfisema não iria mata-lo, mas o uso dos bronquodiladadores, iriam dilatar não só os bronquios, mas os vasos do coração também e a causa da morte seria de ataque cardíaco, como assim aconteceu. O diagnóstico foi dado cinco anos antes da morte.
O "você fumante", não é você propriamente dito, é uma outra entidade, é um outro ser, capaz de sair de casa 3 hs da manhã pra comprar cigarro, de se alimentar já com o pensamento de, logo depois, fumar um cigarro, é um ser que fede, que tem as mãos e dentes amarelos, que se humilha pedindo uma tragada a qualquer estranho se a coisa estiver feia, que só dirige se tiver gasolina, claro, e um cigarro no canto da boca.
Se olharmos por algum ângulo que não sei bem qual, podemos dizer que:
Fumar é bom, a nicotina figura entre as boas drogas e sua área de atuação no cérebro é a mesma, adrenalina, cerotonina, cafeína, e outras ...inas que dão disposição, sensação de bem estar. Quase metade dos jovens fumam, se fosse uma coisa completamente ruim, que não trouxesse nenhuma sensação boa, não se fumaria, é aí que está o gancho, nem que você coloque amônia, as outras substâncias "viciantes" num cocô de gato, vai faze-lo colocar na boca o excremento do bichano.
E talvez a coisa vá além, dizem que a nicotina é tão sacana, que o cigarro enfim, não te acalma quando você está irritado, primeiro porque você já vai ficando irritado, inquieto etc...por causa da falta de nicotina no sangue, entendeu? Ela te tira a ansiedade que ela mesmo criou e essa "dose" de nicotina tem que ser reposta a cada hora e meia, caso contrário começa a bater o desespero.
Pare de fumar o mais rápido possível. Se não por você, por seus filhos, ou sei lá, por quem gosta de você. Não venha me dizer que não está nem aí, que é problema teu, que quem vai pro hospital é você, quem vai sentir as dores é você, está enganado, vai fazer tua família toda sofrer, se não tiver um bom plano de saúde seu acompanhante no hospital vai dormir pior que você, sentado ao seu lado, vai tirar do seu filho a mão amiga pra conduzi-lo a faculdade, pra uma vida adulta reta, vai dilapidar o patrimônio da familia que vai gastar até o último tostão pra adiar sua morte nem tão breve, restando muitas vezes só a casa para uma viúva cansada, envelhecida, triste, pois não teve mais tempo de cuidar de si, de fazer as unhas, se arrumar, de fazer aquele almoço alegre para a família, pois passou os últimos anos trocando suas fraldas, aguentando muitas vezes, o mau humor de uma pessoa condenada a morte.
Não é lição de moral pra ninguém, porque sou um fumante (mesmo fazendo 3 meses que não fumo), me considero um fumante, já fiquei mais de 3 anos sem fumar e voltei como se tivesse ficado uma manhã sem fumar, tenho a impressão que se acender um cigarro agora seria como não tivesse passado uma mísera hora.
Vamos parar de fumar?
É meu caro... o negócio é realmente muito grave. Parei de fumar porque já não o fazia com tranquilidade, sempre com culpa e preocupação na mente. As cinco primeiras noites suei como um porco de madrugada na cama, que precisei trocar a camisa e o lençol. A a sensação de "grogueza"? Parece que sua mente fica oca por causa da abstinência. Tô indo para um mês, minha respiração já melhorou (tenho bronquite), o paladar também, o ânimo é que anda meio devagar. Desta vez não volto, como disse certa vez Rauzito, "nessa eu não entro mais"! Abraços e parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirReinaldo.
Muito bom o artigo, estou a 3 meses e 7 dias sem fumar porque fiquei com vergonha na cara.
ResponderExcluirMeus amigos, toda vez que sentir vontade de fumar lembre-se que o cigarro é a chupeta do capeta.
Lucas