quarta-feira, 2 de julho de 2008

Queda Girocoptero

Girocóptero no interior de SP
Aparelho que tinha capacidade para levar duas pessoas, caiu sábado (28 de junho) em Fartura- SP.Buscas se concentram na área rural do município e na represa de Jurumirim.
Um piloto de girocóptero, um tipo de helicóptero que leva até duas pessoas, desapareceu no sábado (28) em Fartura, a 360 km da capital, no sudoeste do Estado. Segundo testemunhas, Jesus da Silveira Machado estava no aeroclube da cidade, onde iria fazer um vôo com mais dois amigos. Os três seguiriam de Fartura até Carlópolis, no Paraná, passando pela represa de Jurumirim. Cada um seguiria em seu próprio girocóptero. Jesus foi o primeiro a levantar vôo, mas não esperou os amigos e desapareceu. Segundo a polícia, ele mora no Rio de Janeiro, onde trabalha como mecânico aeronáutico. As polícias militar e civil fazem buscas na área rural de Fartura e na represa de Jurumirim, que, em alguns pontos, chega a ter um quilômetro e meio de largura. A Marinha e o Departamento de Aviação Civil (DAC) já foram informados do possível acidente. O piloto está desaparecido. Um Sr. que mora próximo a represa teria dito que viu um objeto escuro colidindo fortemente contra a água, mas como não conhece girocopteros, acreditou ele, que fosse um pedaço de satélite ou "algo" parecido, a represa no ponto de impacto pode chegar a 70 metros de profundidade, tem cerca de cem quilômetros de comprimento e em alguns trechos ultrapassa três quilômetros de largura. A represa tem um reservatório com área de 449 km², contendo um volume de água quase quatro vezes maior que o da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.
As últimas informações ( 4 de julho) dão conta que, o objeto visto pelo morador próximo a barragem era mesmo um pedaço de satélite ou "algo parecido", já que os destroços do girocoptero foram encontrados numa cidade do Paraná, o corpo do piloto estava a 30 mts da aeronave.

6 comentários:

  1. ana paula fernandes de melo2 de março de 2011 às 22:16

    15 dias antes de ele morrer ele sabia que ia ser pai pela primeira vez ele estava muito feliz hoje o bebe e a cara dele gostaria de saber mais dessa investigaçao pois faz parte da minha historia e da minha vida obrigado

    ResponderExcluir
  2. Ana,
    Acredito que já tenha lido muita coisa na internet a respeito do acidente, ah! detalhe querida Ana, acidentes com ultraleves/girocopteros, que são tudo a mesma coisa, não são investigados, é coisa de bombeiro, polícia, parecido com acidente de carro, então, infelizmente não é possível dizer com certeza o que aconteceu, só ele sabia e levou com ele. Tem uma "corrente" que fala de um drama familiar que ele estaria vivendo, lendo teu comentário, dá pra ligar alguns pontos. Problemas todo mundo tem né? Mas o certo é quem voa, como a gente, corre um risco A MAIS, esses aparelhos são tão "seguros" como andar de moto, com ainda, a desvantagem de não poder parar lá em cima em caso de problemas, então seja lá o que tiver lido por aí, se é que leu, pensa em acidente, numa coisa muito séria que aconteceu com o equipamento, e o aparelho que ele voava tem umas particularidades em relação a esses parecidos com um aviãozinho. Deve ter partilhado muitos momentos com ele, e inevitavelmente o Silveira deve ter passado horas falando sobre voar, sobre girocoptero e outros papos aeronauticos, tenho mais umas coisas a respeito do ocorrido em meus arquivos, mas como disse talvez vc já tenha lido, aqui não é o melhor lugar, se quiser me mande um e-mail. aerodicas@gmail.com
    Abraço
    Márcio Menuzzo

    ResponderExcluir
  3. ola galera alguem pode me ajudar a consegui um projeto de um girocoptero ou me indicar alguem que construa? serei muito grato ivan santos de imperatriz do maranhão meu cep (99)99340-235

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure por Girocóptero DZP de Fartura-Sp DZP são as iniciais de Devoncir Zachias Pinto o engenheiro e construtor desse modelo. Já voei em um deles o DZP 200.se não conseguir entre em contato comigo no e-mail keylasilvia@oi.com .br que ainda devo ter o nº do celular dele Ok?

      Excluir
  4. boa noite obrigado por me responder a minhas pergunta e compartilhar da minha dor o meu filho estar lindo e adora aviao ele ja tem 4 anos e 5 meses estar parecido como o pai ele chama aviao de canao eu ainda cinto saudades quando eu leio suas repotagem da para sonhar um pouco muito obrigado pelo carinho ana paula

    ResponderExcluir
  5. boa noite obrigado por me responder a minhas pergunta e compartilhar da minha dor o meu filho estar lindo e adora aviao ele ja tem 4 anos e 5 meses estar parecido como o pai ele chama aviao de canao eu ainda cinto saudades quando eu leio suas repotagem da para sonhar um pouco muito obrigado pelo carinho ana paula

    ResponderExcluir