quinta-feira, 1 de maio de 2008

Acidentes

19 de junho 2008

Bombeiros são chamados para resgatar ultraleveNinguém ficou ferido no acidente.Aeronave ficou intacta, mas se prendeu em vegetação.
Bombeiros foram chamados na tarde desta quinta-feira (19) para socorrer dois passageiros em um ultraleve, que teria tido um problema na hora do pouso no Clube Esportivo de Vôo Céu, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Segundo os bombeiros de Jacarepaguá, que foram até o local, nenhum dos passageiros se feriu e a aeronave ficou intacta. No momento do pouso, segundo o quartel, o ultraleve teria despencado de altura não informada e pousado antes que a cabeceira da pista tivesse começado. A aeronave ficou presa na vegetação da pista, e foi necessário chamar os bombeiros. ( informação e foto site G1 ).








Pouso forçado, estourou o pôr-do -sol.



Ultraleve faz pouso de emergência em estrada no Paraná
Piloto pretendia pousar em Apucarana, mas não localizou aeroporto.Segundo testemunhas, vários veículos tiveram de desviar da aeronave.Alguns motoristas de Rolândia, no norte do Paraná, levaram um susto na noite de segunda-feira (9). Eles tiveram de dividir espaço na rua com um ultraleve. O piloto saiu de Cascavel, parou em Campo Mourão e pretendia pousar em Apucarana, mas não localizou o aeroporto.

Como já estava escurecendo e é proibido voar de ultraleve depois do pôr-do-sol, o piloto fez um pouso de emergência no meio da rua. O piloto não ficou ferido.

Segundo testemunhas, vários veículos tiveram de desviar da aeronave.

Na tarde desta terça-feira (10), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o piloto a voar para Aracaju (SE).





22 de Maio 2008








Um ultraleve caiu no início da tarde desta quinta-feira (22) em uma área rural nas proximidades do Aeroporto de Dourados, em Mato Grosso do Sul. De acordo com o piloto, o acidente foi provocado por problemas mecânicos na hélice do ultraleve. O piloto teria abastecido a areonave e iniciado o vôo quando foi obrigado a fazer um pouso forçado. Apesar de o ultraleve cair de bico, ninguém ficou ferido. O piloto, que prefere não ser identificado, disse que saiu de São Paulo para participar do 8º Encontro Nacional de Ultraleves (ENU), em Bonito (MS). Ele viajava sozinho. Um guincho deve retirar o ultraleve da área rural em que caiu.









13 de Maio de 2008


Tudo bem que o Stolzinho é maquinão, mas 3 dentro aí é fogo!!!!!





Um ultraleve, prefixo PU-ALJ, com três passageiros caiu em um terreno do Distrito Industrial de Cuiabá por volta das 15 horas de ontem, depois de perder altitude e esbarrar em fios de alta tensão. Os três ocupantes sofreram escoriações leves, foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Cuiabá e liberados em seguida. Quem pilotava o ultraleve na hora do acidente era Rodrigo Dalacorte, de 23 anos. Depois do acidente, ainda no Pronto-Socorro, ele disse à que nunca tinha pilotado um ultraleve e era acostumado apenas a pilotar aviões agrícolas. Para ele, a causa do acidente foi uma pane do motor. “O motor começou a pipocar e começamos a perder altitude. Aí, tentei de todas as formas pousar da melhor maneira”, contou. O outro ocupante era Carlos Montenezo, proprietário da aeronave. Ele informou que comprou o ultraleve há poucos dias e estava realizando uma espécie de teste. “Ele saiu da revisão e decidimos testar para depois voltarmos pra nossa cidade”, disse Montenzeo, que é agricultor na cidade de Tapurah, 410 quilômetros ao norte de Cuiabá. Ele disse também que pretendia utilizar a aeronave para passeio e para treinamento de vôo com ultraleves. A terceira pessoa que estava a bordo da aeronave era Índio do Brasil Rocha. Na hora do acidente, Índio saiu andando da aeronave, mas caiu a poucos metros do ultraleve depois de sentir fortes dores nas costas. Ele foi levado ao Pronto-Socorro, passou por radiografia e foi liberado logo em seguida. Com o acidente, pelos menos seis galpões ficaram sem energia por aproximadamente duas horas e meia. Para o presidente da Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic), Adilson Valera, esse pouco tempo de corte representa prejuízos. “Maquinários e fábricas pararam de funcionar”, justificou. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para saber as providências cabíveis nesse caso, mas não houve retorno à ligação, conforme havia sido combinado. A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que deve ser aberta investigação na Delegacia do Coxipó para apurar as circunstâncias do acidente, já que houve danos ao patrimônio público. OUTRO SUSTO – Em menos de 24 horas, esse foi o segundo susto envolvendo aeronaves no Distrito Industrial de Cuiabá. Na tarde de anteontem, um avião bimotor, que levava o deputado estadual Mauro Savi, fez um pouso forçado no aeródromo do Distrito por conta de problemas no trem de pouso.









9 de Maio de 2008

Mais uma tragédia











A queda de um trike, matou dois homens por volta de 16h20min de hoje(9), em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. O aparelho teria levantado vôo do Aeroclube Estadual do Município, atingido uma altura de aproximadamente 20 metros e caído pouco depois de bico no chão, segundo testemunhas. A suspeita é de que uma barra de sustentação tenha quebrado e causado a queda. O músico Cliton Ruppenthal, da Banda Presença, é a vítima fatal. Ele também é sócio de uma farmácia da cidade. O outro ocupante do Trike, Marco Antônio Santos, 29 anos, foi levado em estado grave para o Hospital São Sebastião Mártir. Os dois estariam participando de uma aula e este seria o primeiro vôo do dia. O aparelho era usado para vôos panorâmicos em Venâncio, ao custo de R$ 30 a R$ 40.Aluno das aulas de trike, Cliton Ruppenthal era o sócio-fundador e administrador do Grupo Presença, banda existente há 16 anos em Venâncio Aires. Hoje à noite, o grupo estava com show marcado no Clube Gigante, em Santa Cruz do Sul.


















A queda registrada segundos após a decolagem matou dois tripulantes de um trike, na tarde desta sexta-feira(9), em Venâncio Aires. O aparelho caiu de uma altura de 20 metros, matando na hora o passageiro, Cliton Ruppenthal, 38 anos. O piloto, Marco Antônio dos Santos, 28, morreu no hospital cerca de três horas e meia depois. Cliton era proprietário de uma farmácia e empresário do Grupo Musical Presença. Além de piloto, Marco era instrutor de vôo e dono do aparelho que caiu. O trike, muito semelhante a uma grande asa delta com motor, vinha sendo visto nos céus da Capital do Chimarrão desde o ano passado. Marco oferecia a interessados passeios . O acidente ocorreu às 16 horas no Aeroporto Estadual de Venâncio, situado no Bairro Aviação. Segundo testemunhas, uma das asas partiu durante a decolagem e o aparelho logo caiu sobre a grama. Conduzido ao Hospital São Sebastião Mártir, o piloto morreu por volta das 19h30. No aeroporto, um familiar de Cliton afirmou ter ficado surpreso com o acidente, pois desconhecia o interesse do parente em voar. Ele acredita que o empresário pretendia apenas dar uma volta. Como o trike não é um avião regulamentado, as investigações não ficaram a cargo da Agência Nacional de Aviação (Anac). Os levantamentos foram realizados pela Polícia Civil. SUSPEITA O piloto executivo Breno Knies, diretor técnico do Aeroclube de Planadores de Venâncio, suspeita que a queda tenha sido provocada pela quebra de uma longarina, como são chamadas as barras de sustentação das asas. “É possível que ela tenha sido forçada na decolagem”, avalia. Marco não era ligado à entidade, mas tinha liberdade de usar a pista do aeroporto, que é pública.










6 de Maio de 2008











A queda de um monomotor experimental causou a morte de duas pessoas ontem na localidade de Pavão, interior de Capão do Leão, no Sul do Estado. A aeronave modelo Zodiac CH 601 XL/RB TD, prefixo PU-VHQ, era pilotada pelo aviador agrícola Ricardo Volkweis Lopes, 51, que tinha como acompanhante o mecânico Valdir Silveira Lopes Filho, 25. Os dois foram encontrados mortos dentro do avião, desaparecido na tarde de segunda-feira, 15 minutos após decolar da pista da Mirim Aviação Agrícola, em Capão do Leão.Conforme informações da direção da empresa, Lopes decolou por volta das 16h30min para um vôo de lazer. Como até as 18h não havia retornado nem feito qualquer contato, os colegas começaram a procurá-lo. À noite, as buscas seguiram sem sucesso até as 3h com a ajuda de peões de estâncias próximas ao local onde se estimava ter acontecido o acidente. Ontem, desde as 5h, pilotos da Mirim realizavam sobrevôos na área. Às 9h30min, um grupo de busca que seguia por terra encontrou o avião em uma fazenda da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O difícil acesso atrasou a chegada das equipes dos Bombeiros, da Polícia e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). O resgate dos corpos só foi concluído às 15h. Uma equipe da Infraero fez levantamento preliminar no local e o resultado será remetido à Aeronáutica. O delegado Daltro Ulguim, encarregado da investigação, disse que a falta de perícia especializada no local dificultará a apuração. Os destroços foram recolhidos por uma equipe da Mirim e levados para o hangar da empresa em Capão do Leão. Informações não confirmadas pela Polícia dão conta de que uma das asas da aeronave poderia ter se soltado e causado a queda do monomotor, que foi montado artesanalmente por Ricardo Lopes. Em uma página na Internet, o piloto, licenciado há 32 anos, publicou um diário sobre a montagem do avião. Nos registros, revelava ter começado a executar a idéia em 2006, após visitar uma feira de aviação nos Estados Unidos. Lopes adquiriu um kit de peças como trem de pouso, asas, comandos e fuselagem de uma empresa paulista e começou a montar a aeronave em janeiro de 2007. Ainda conforme os registros, em 14 de março de 2008 o Zodiac foi vistoriado pelo engenheiro aeronáutico responsável pelo projeto e por seu registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Companheiros de trabalho de Lopes contam que a aeronave já tinha 20 horas de vôo e estava aprovada e liberada. Decolou pela primeira vez em abril passado. Piloto privado desde 1974 e agrícola desde 1977, Lopes também era radioamador e ganhou notoriedade ao dialogar, em 2006, com o astronauta Marcos Pontes, que cumpria missão na estação orbital internacional ISS.






















Site onde a gente pode ver a paixão do Lopes pela aviação e a construção terminada com vistoria de peso e balanceamento feita em 14 de março deste ano click aqui

































































5 de Maio de 2008














Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou hoje 6 de maio de 2008, que foram localizados destroços do bimotor que desapareceu na tarde da última sexta-feira no litoral da Bahia.


























Nenhum vestígio do avião foi encontrado. Por terra, cerca de 50 policiais militares continuaram as buscas pelas áreas de mata atlântica da região, auxiliados por moradores da região. "Ainda não podemos descartar nenhuma hipótese, mas como ainda não achamos nada do avião, é possível que ele tenha caído no mar", afirma o comandante da 4ª Companhia da PM na região, capitão Hosannah Rocha, que comanda as buscas por parte da PM. "Apesar disso, ainda temos esperanças de encontrar os ocupantes com vida."O avião levava o presidente da empresa de investimentos turísticos Worldwide Destinations (WWD), Sean Woodhall, o representante da WWD no Brasil, Ricky Every, o presidente da empresa de gerenciamento Diamond Lifestyle Holdings, Alan Trevor Kempson, e o executivo da empresa Nigel Hodges, todos ingleses. Além deles, estavam a bordo o piloto Clóvis Revault de Figueiredo e Silva, de 61 anos, e o co-piloto Leandro Oliveira Veloso, de 34. Os passageiros e tripulantes decolaram de Salvador às 17 horas de sexta-feira com destino a Ilhéus, 458 quilômetros ao sul da capital baiana. Segundo a gerente comercial da Aero Star, Ellen Duarte, o piloto, que tinha mais de 15 mil horas de vôo, fez o último contato com o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, às 17h43, dizendo que estava cancelando a navegação por instrumentos para proceder o pouso, previsto para as 17h51. O clima era chuvoso na região, mas havia visibilidade, segundo a Infraero. Ainda de acordo com Ellen, o piloto informou à torre que o avião estava a 27 milhas náuticas (50 quilômetros) da cabeceira da pista do aeroporto. "Pela posição, ele deveria estar a oito milhas náuticas (cerca de 15 quilômetros) da costa, sobre o mar", diz a gerente. Foi o último contato do avião.


























25 de Abril de 2008


























SÃO PAULO - A Polícia Militar localizou hoje, em Caraguatatuba, no litoral norte paulista, o corpo de Antonio Donizetti Mamede. Ele havia desaparecido em setembro do ano passado, quando voava na região. Os policiais chegaram ao local após receber informações sobre restos de um ultraleve encontrados numa trilha na serra do mar, na altura do km 65 da Rodovia dos Tamoios.



20 de Março de 2007
















A queda de um ultraleve modelo Trike, ocorrida no início da manhã de ontem, no Autódromo Ayrton Senna, resultou na morte do empresário João Jerônimo de Moura, 46, deixando ferida sua colega, a estudante de nutrição Amanda Letícia Lima, 20. As vítimas ainda chegaram a ser levadas por uma equipe do Samu para a Casa de Saúde Santa Efigênia, porém, o empresário não resistiu aos ferimentos e faleceu após receber os primeiros-socorros.
O acidente aconteceu por volta das 7h. A hipótese mais provável é a de que tenha havido pane no motor da aeronave. De acordo com testemunhas, a hélice não estava ligada no momento da queda. O empresário ainda tentou uma aterrisagem de emergência na pista do autódromo, chegando, inclusive, a desviar de um fio de alta-tensão, mas não evitou que o ultraleve batesse de frente com o muro próximo a área dos boxes.
A funcionária pública Maria Lúcia da Silva, 48, responsável pela limpeza do autódromo, foi a primeira a socorrer as vítimas. “Ouvi apenas um barulho, seguido de alguém chamando. Pensava ser o vigia, mas logo percebi que eram gritos de socorro. Quando me aproximei, vi que era uma moça pedindo por água para lavar os olhos, mas o rapaz estava de bruços, embaixo dos destroços e sangrando bastante”, narrou a funcionária. No local do acidente ainda era possível encontrar os dois capacetes usados pelas vítimas, assim como marcas de sangue na asa da aeronave.
As duas vítimas foram levadas para a Casa de Saúde Santa Efigênia. O empresário, que deixa um filho, sofreu hematomas e teve fraturas no tórax e abdômen, membro inferior esquerdo e politraumatismo, vindo a morrer em conseqüência de choque hemorrágico e insuficiência respiratória. A estudante teve corte labial e fratura na face, sendo submetida a pequenas cirurgias, permanecendo em observação na unidade de saúde, sem correr risco de morte.
A notícia do acidente pegou de surpresa alguns dos colegas da vítima, que era um dos diretores do aeroclube de Caruaru. Ele havia comprado esta aeronave no ano passado, porém tinha bastante experiência em pilotagem, pois voava há cerca de dez anos. Acredito que ao perceber que o ultraleve estava em pane, ele tentou livrar do choque com o fio de alta tensão, mas não conseguiu evitar a batida de frente com o muro”, lamentou o também piloto José Marcos Tabosa, 41, colega da vítima.








Acidente KR em Garibaldi

















Por volta das 14h50min, de sábado, 11 de agosto, a queda de um KR 2, ocasionou a morte de dois pilotos de Garibaldi. O acidente ocorreu em Linha Leopoldina, na região do Vale dos Vinhedos, interior de Bento Gonçalves, vitimando Henrique Sartori Balbinot, 19 anos e Cláudio Flores da Cunha Marques, 32 anos. Conforme testemunhas, o avião, ao fazer uma manobra entrou em parafuso e caiu no pátio da residência da família de Antônio Garbin. Não houve incêndio e ninguém ficou ferido em solo. A aeronave experimental de prefixo PP-XEP foi construída por Luiz Alberto Balbinot, vice-presidente do Aeroclube de Garibaldi e pai de Henrique. As vitimas foram identificadas por familiares e técnicos do Instituro Geral de Perícias, que esteve no local, providenciando levantamento. Em entrevista coletiva, o delegado Clóvis Rodrigues de Souza disse que o avião havia saído do Aeroclube de Garbaldi, após um almoço que reuniu vinte pilotos e amigos das vítimas. Henrique, que pilotava o monomotor no momento da queda, era piloto amador e trabalhava como operador de áudio na Rádio Garibaldi AM. Cláudio Marques, era piloto comercial, com três anos de atuação na Varig e atualmente trabalhava na função para a China Airlines. O avião foi recolhido a um depósito do Aeroclube de Bento Gonçalves. Filho de Luiz Alberto Balbinot e Maria Nazaré Sartori, Henrique tinha um irmão: Ricardo Frigo Balbinot. Seu corpo foi velado na Igreja da comunidade Nossa Senhora do Carmo, no bairro Alfândega, onde morava. Filho de Cláudio José Osório Marques e de Suzana Flores da Cunha Marques(já falecida), Cláudio Flores da Cunha Marques era casado com Sandra Valéria Schmidt e tinha duas irmãs Luciana e Fernanda.











28 Julho 2007


















O instrutor de aviação Emerson Paula da Costa morreu anteontem aos 28 anos, após o ultraleve que pilotava cair e bater contra um poste, em Jundiaí. Voar era considerado seu “vício”.Costa morava em Várzea Paulista, no Jardim Bertioga, com a namorada Josiane, mas não tinha filhos. Segundo amigos do instrutor, além de voar, gostava de tocar violão nas horas vagas.“Ele tocava de tudo e fazia aulas”, disse o amigo Valdir Pansonato, 57. “Era um excelente profissional e gostava muito de voar.”De acordo com o amigo, além de Costa ser instrutor, também fazia de tudo um pouco quando o assunto era avião: desde o conserto e a soldagem até o experimento da aeronave.“Foi uma grande perda, porque ele era um grande amigo e muito afinado comigo”, afirmou Pansonato.Os dois se conheceram há cerca de sete anos e, desde então, faziam trabalhos em comum, todos relacionadas à aviação, além de também voarem juntos.O instrutor voava com uma foto dele mesmo pilotando um avião e de óculos escuros. De acordo com relato dos amigos, essa foto sempre o acompanhava.Além disso, os amigos afirmaram que ele sempre estava de bem com a vida e de bom-humor.Costa dava aulas como instrutor por diversas cidade, como Campinas, Ribeirão Preto e até em Santa Catarina. Ele tinha pelo menos 15 alunos, que estava ensinando a pilotar.


Aeronáutica vai investigar acidenteUma comissão da Aeronáutica vai investigar as causas do acidente com o ultraleve que matou o instrutor de aviação Emerson Paula da Costa, 28, anteontem à tarde em Jundiaí.Os procedimentos, a linha de investigação e quanto tempo levará a apuração não foram informados pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).Um dos quesitos que será investigado é se a falha foi técnica ou humana.O local de onde o ultraleve decolou ainda é uma das dúvidas que não foram esclarecidas. De acordo com o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), a aeronave não saiu do aeroporto de Jundiaí e também não pousaria aqui.Segundo um amigo de Costa, o aposentado Valdir Pansonato, o instrutor teria supostamente decolado de Atibaia, pois lá teria sido registrado seu último procedimento.“Ele ligou para eu ir buscá-lo no aeroporto. Estava saindo com o carro para ir lá [aeroporto] quando vi que tinha acontecido alguma coisa”, afirmou o amigo de Costa.Segundo ele, a probabilidade é que Costa tenha saído de Atibaia e vindo para Jundiaí para abastecer o avião.De acordo com estimativa da Abul (Associação Brasileira de Ultraleve), o Brasil registra, por ano, uma média de 30 acidentes com ultraleves. Isso representa 1% da frota brasileira.




















18 de maio de 2006


















Piloto de ultraleve morre após acidente em SP
Um ultraleve caiu na tarde desta quinta-feira nas proximidades do km 39 da rodovia Fernão Dias, em Atibaia, no interior de São Paulo. O piloto, André Favero, 26 anos, morreu na hora.
De acordo com a Polícia Rodoviária, o piloto, que morreu carbonizado, estaria sozinho no ultraleve. Ele fazia aniversário nesta quinta-feira.
O corpo deverá ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da região, para ser formalmente identificado.
Não há informações sobre o que pode ter provocado a queda do ultraleve.











21 Novembro 2007



















A queda de um pedaço da asa do ultraleve prefixo PU-PPP pode ter sido a causa do acidente que vitimou o piloto Paulo Gonçalves de Oliveira, 58, e Ericsson Brígido, por volta das 17h20min de ontem na rua Ciridião Montenegro número 270, bairro Canindezinho. Os corpos dos dois foram retirados em meio aos ferros retorcidos do aparelho, que caiu na pista de pouso do aeródromo Feijó, instalado no bairro. A aeronave não atingiu nenhuma residência. De acordo com o major Luciano Wagner, do Corpo de Bombeiros, os dois morreram no local. Apesar de estarem com capacetes, seus corpos apresentavam fortes traumas na cabeça, indicando politraumatismo. Marcos de Oliveira, 26, morador do bairro, diz ter visto quando aconteceu o acidente. "Ele estava voando normalmente quando uma parte da asa acabou se partindo. O ultraleve começou a girar e girar até cair na pista", diz Oliveira. E-MAIS O modelo Fox-2 que caiu matando Paulo Gonçalves e Ericsson Brígido éra o mesmo utilizado pelo empresário Maurocélio Rocha Pontes, 42, que caiu no dia 21 de abril, em Sobral, matando-o na hora. Na época, a esposa de Maurocélio, que também estava no aparelho, teve de ficar internada. Segundo informações dos bombeiros, uma forte chuva atingiu o aparelho, fazendo com que o empresário perdesse o controle e batesse contra um galpão. (veja foto abaixo, foi uma das primerias postagens)





















Vários pilotos experientes do Aeroporto Estadual de Jundiaí, afirmaram, nesta quarta, 27, que só uma pane mecânica pode ter causado o acidente que terminou com a morte do piloto Emerson de Paula Costa, de 28 anos.
O acidente aconteceu no final da tarde desta terça-feira, no Centro de Engenharia Agrícola (CEA), antigo CAIC, na região do Parque Eloy Chaves. O ultraleve, que Emerson pilotava, caiu sobre um poste de iluminação pública. Laudo do médico Eugênio Carlos Grossman, do Instituto Médico Legal (IML) descarta a segunda hipótese apresentada pelo ex-aluno de Emerson, o piloto Grimaldi Alves, de mau súbito. Segundo Grimaldi, Emerson foi o seu instrutor e tinha muita experiência.
Já um outro piloto, que tem cerca de 30 anos de experiência, vê os ultraleves como grande ameaça para a população, porque eles não passam pelo rigoroso controle da aviação, que exige manutenção preventiva constante. "Eles usam o ultraleve como uma moto de fim de semana, que fica lá no fundo da garagem guardado", disse. "Nós, que temos aviões, precisamos manter a manutenção em dia".Segundo os pilotos, a falta de registros em todos os aeroportos da região demonstra claramente que Emerson fazia uso da pista clandestina dentro do Centro de Engenharia Agrícola. O corpo de Emerson foi sepultado às 16 horas desta quarta-feira, no Cemitério do Montenegro, no Jardim do Lago. Durante a madrugada e parte do dia ele ficou no Velório Adamastor Fernandes, no Centro da cidade.




















" Esse Mistral me dá medo, já voei um em Itapema, uma semana depois.... aquele grave acidente, recoemendo verificar a fixação das asas desse passaro"





















Pai e filha morrem em desastre aéreo quando sobrevoavam a cidade de Cacoal em Rondônia num ultraleve que caiu após perder um das asas. O empresário Paulo Rogério Batista de 47 anos e a sua filha Tatiane Carla Milani com 21 anos morreram no local do acidente. Paulo Rogério, conhecido como Paulo Britex, era casado com a cirurgiã dentista Rosana Milani, que é oficial da Polícia Militar. A queda ocorreu por volta das 18h30min, quando eles sobrevoavam um balneário às margens do Rio Machado, ponto turístico da região.
Algumas pessoas que observavam o vôo contaram ter visto a aeronave rodopiando no ar como se apresentasse falha mecânica. Outras testemunhas falaram que o ultraleve realizava vôos rasantes na hora da queda. A polícia técnica não se pronunciou oficialmente, porém, o perito disse apenas que aparentemente um das asas soltou-se ocasionando a queda trágica, matando pai e filha. Os corpos tiveram que ser retirados das ferragens com o auxilio dos bombeiros e policiais que usaram a força física, pois o Corpo de Bombeiros de Cacoal não conta com o equipamento usado para desencarcerar vitimas presas em ferragens.




















9 Outubro 2007





















Duas pessoas morreram na queda de um ultraleve, por volta das 17h desta terça-feira, na cidade de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, no noroeste de Minas Gerais. Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto e instrutor de vôo, Hélio Teodoro, 38 anos, morreu no local. O outro tripulante, Wilson José Soares, foi socorrido e levado para o Hospital Regional de Patos, mas não resistiu aos ferimentos.
Ainda de acordo com os Bombeiros, o ultraleve havia acabado de decolar do aeroporto da cidade, e o piloto teria tentado um pouso forçado em um terreno perto da BR-365. Ainda não há informações sobre a causa do acidente.


























4 Agosto 2007






















Josias Caetano e Antônio Carlos Wippel, ambos de 45 anos, de Itajaí morram na manhã de sábado, com a queda de um Trike motorizado de uma altura de 50 metros.
Eles cairam dentro da empresa de depósito de contêineres Itazen, na avenida Reinaldo Schmithausen, em Cordeiros. Um relatório apontando as causas do acidente vai levar 30 dias pra ser concluído, mas falhas mecânicas já foram descartadas.
Os aventureiros decolaram da pista do aeroclube Itajaí, no bairro Itaipava, por volta das 9h30 de sábado. Menos de 10 minutos após a decolagem, quando sobrevoavam o rio Itajaí-açu, no bairro Cordeiros. Os empresários caíram em cima de um monte de entulhos, onde tá sendo aterrado o terreno.
Os primos caminhoneiros Marcos Rodrigues de França, 34, e Marcelo Amorim, 34, "Foi muito rápido, eu só vi eles se batendo, mas não dava pra ouvir nada, eu só vi o capacete de um deles voar pra um lado, foi num piscar de olhos".
Rafael Mayer, diretor de vôo do aeroclube Itajaí, foi chamado pra analisar o local e enviar um relatório pra agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Além dele, o perito da polícia Civil também fez o levantamento no local.




















10 Julho 2007







Um homem morreu ontem no Aeródromo de Bariri, município paulista a 330 km de São Paulo, após cair com o ultraleve Flyer GT que pilotava. Segundo a delegacia da cidade, Eldis Pedro Felippi, de 57 anos, decolava pela segunda vez quando uma manobra errada com o avião, a cerca de 30 metros do solo, levou à queda.
Após o acidente, dois médicos da família de Felippi estavam no aeródromo e teriam o atendido inicialmente. Em seguida, o piloto foi levado ao pronto-socorro municipal, mas não resistiu. O caso foi registrado na delegacia da cidade.




















28 Outubro 2007




















O piloto de um ultraleve morreu após perder o controle e cair no Autódromo de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde de sábado, 27. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 13 horas e o piloto morreu antes de receber os primeiros socorros. O caso foi registrado na 16ª Delegacia de Polícia, na Barra da Tijuca.







3 Março 2007













Um piloto e o ocupante de um ultraleve ficaram feridos em um pouso forçado no início da tarde deste sábado (3) no Aeroporto dos Amarais, em Campinas, a 95 km de São Paulo. Os dois foram levados para hospitais. Os motivos do acidente ainda não estão esclarecidos. Um dos feridos já foi liberado do Hospital Samaritano, onde recebeu atendimento. O outro passa bem, mas só deve ser liberado nesta noite, pois teve pequenos traumas na face e vai ficar mais um período em observação, segundo o Centro Médico, em Barão Geraldo, para onde foi levado.




















19 Março 2007




















Uma pessoa morreu e outra ficou ferida durante um vôo de ultraleve em Caruaru (PE) na manhã desta segunda-feira (19). O comerciante João Jerônimo de Moura, de 46 anos, e Amanda Letícia de Lima, de 20 anos, estavam na aeronave e bateram no muro do autódromo da cidade ao tentarem desviar de fios de alta tensão. A funcionária do autódromo Maria Lúcia da Silva encontrou as vítimas. “Escutei alguém pedindo socorro. Era o rapaz , que ainda estava com vida”, disse.

Moura, que é dono de um restaurante, foi levado para a Casa de Saúde Santa Efigênia, mas não resistiu aos ferimentos. Amanda sofreu apenas escoriações e passa bem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 6h40.







21 Janeiro 2008




















Duas pessoas morreram hoje na queda de um ultraleve em Juara, a 700 quilômetros de Cuiabá, no norte do Mato Grosso. O acidente ocorreu dez minutos depois que a aeronave decolou do aeroporto municipal da cidade com os pecuaristas Mauro Frizzon, de 43 anos, e Eduardo Fernandes Rodrigues, de 47. Ainda não se sabe as causas da queda. Os dois pilotos tinham brevê - diploma concedido aos que terminam o curso de aviação - e Mauro Frizzon era instrutor de vôo há 25 anos.
O comandante da Polícia Militar (PM) de Juara, major Ademar Nascimento, informou que a aeronave caiu de bico no barranco de uma represa localizada nos fundos do aeroporto. Mauro ainda tentou fazer pouso forçado, mas não teve sucesso. Segundo o comandante, não chovia na hora do acidente.




















26 julho 2007







Um homem morreu após a queda de um ultraleve em Jundiaí, a 60 km de São Paulo, na tarde desta terça-feira (26). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ultravele bateu em um poste e passou a poucos metros de uma casa antes de cair.
O piloto Emerson Paula da Costa, de 28 anos, morreu no local. O acidente ocorreu no bairro Jardim Tânus. Ele estava sozinho no aparelho. Segundo os bombeiros, o local do acidente fica próximo ao aeroporto da cidade.




















8 Setembro 2007







Rogério de Almeida, de 34 anos, morreu após a queda do ultraleve que pilotava, na zona rural de Piranguinho, município localizado no sul de Minas Gerais. O acidente ocorreu na sexta-feira (7).

O equipamento foi removido com a ajuda de um ghincho. Almeida morreu na hora. Ele morava no interior de São Paulo e estava na cidade mineira visitando os pais.
Segundo o pai dele, o trabalhador rural Sebastião Coutinho, o filho não tinha habilitação para pilotar o ultraleve. O pai chegou a pedir para que Rogério não voasse. "Ele dizia que não tinha perigo", disse. Os peritos vão investigar as causas do acidente.







6 Janeiro 2007






Um ultraleve com duas pessoas a bordo caiu na tarde de sábado (6) na areia da praia da Gaivota, em Itanhaém, a 98 km de São Paulo. Nenhum banhista foi atingido.
De acordo com a Polícia Civil, o piloto do ultraleve, Levy Ângelo da Conceição, de 39 anos, contou que, no momento da decolagem, por volta das 14h30, o avião pendeu fortemente para a esquerda, fazendo com que ele perdesse o controle.
O piloto teve fraturas no tornozelo, no fêmur e no pulso. O passageiro Dênis Myung Ahn, de 29 anos, sofreu ferimentos leves. Os dois foram socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal de Itanhaém. O caso está registrado no 2º Distrito Policial do município.





















20 Novembro 2006







Um ultraleve caiu na manhã desta segunda-feira (20), no fim da Asa Norte, em Brasília. O piloto teve ferimentos leves. O ultraleve atingiu em cheio a estrutura metálica das obras do Hospital do Câncer. O acidente foi por volta das 8h30.
De acordo com os operários, o ultraleve caiu rodopiando até bater na construção. Na queda, o cinto do piloto Aldino Graef, de 55 anos, arrebentou, e ele foi arremessado na parede. Como estava de capacete, teve apenas ferimentos leves. Ao ser socorrido, Aldino contou que uma das portas do ultraleve se abriu no ar, o que pode ter provocado o acidente.
O piloto foi levado ao Hospital de Base com dores nas costas e alguns arranhões. Examinado, ficou em observação.




























































3 Janeiro 2007
































Dois empresários morreram em um acidente com um ultraleve na cidade de Una, no Sul da Bahia, na manhã desta nesta quarta-feira (3). Eduardo Augusto Alves e Richard Câmera Siering passeavam na Praia de Itapororoca, quando perderam o controle da aeronave.
Segundo testemunhas, ventava forte no momento do acidente. O ultraleve caiu sobre coqueiros e os empresários morreram na hora. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Ilhéus, também no Sul do estado.
Alves e Siering moravam na cidade de Itabuna, a 454 quilômetros de Salvador.














































































































03 Dezembro 2007


































Um acidente envolvendo um ultraleve deixou uma pessoa morta e uma ferida no último domingo, em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca, em Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, dentro da aeronave estavam o piloto Antônio Fernandes Mousinho, que está em um hospital particular de Recife, e um turista não identificado, que morreu no local.
Divulgação/Polícia Rodoviária Federal
Mousinho ficou preso nas ferragens e foi retirado pelo Corpo de Bombeiros. Já o turista foi reanimado por cerca de meia hora, mas não resistiu aos ferimentos. A Divisão de Operações Aéreas (DOA) da PRF e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) auxiliaram os bombeiros no resgate das vítimas.





















2 ago 2007




























Foi nessa sexta feira por volta das 11 horas da manhã, quando a aeronave se preparava para a decolagem. Segundo o instrutor um vento forte deslocou o Trike, que funciona como uma Asa Delta motorizada. Os especialistas informaram que foi uma rajada de vento forte e uma falha no motor as causas do acidente. Tanto o piloto quanto o instrutor sofreram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora da Conceição onde foram medicados e liberados em seguida. A perícia da polícia civil compareceu ao local onde promoveu os levantamentos técnicos sendo o aparelho encaminhado para análise na oficina da aeronautica existente em Pará de Minas.






























4 de março de 2008



















A semana seria de descontração para três amigos de Itapema, na grande Florianópolis. Eles voavam de ultraleve há algum tempo e dirigiam-se à cidade de Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul. A intenção era parar em algumas praias e pescar. A tragédia aconteceu poucas horas depois da decolagem. O grupo saiu às 9 horas de Itapema, pousou em Governador Celso Ramos



















e Imbituba. Quando passavam pela praia do Camacho, em Jaguaruna, um dos ultraleves caiu. Segundo informações de populares e dos peritos, uma das asas teria se partido em pleno ar. O piloto, Alceu Luiz Meschke, 49 anos, não conseguiu segurar a aeronave, ‘entrou em parafuso’ e caiu de bico no chão. “Moro aqui perto e vi tudo. O avião perdeu a asa no ar e mergulhou. Ouvi o estouro e poucos segundos depois caiu”, relata o motorista Maciel Barbosa. O acidente ocorreu por volta das 11h45min de ontem. Logo após a queda, um grupo de curiosos começou a se aglolomerar perto dos destroços do ultraleve Ministral, prefixo PU-HAP. “Estávamos aqui pertinho (do local do acidente) e vimos tudo. Depois que ele caiu, chamamos os bombeiros, mas não era possível fazer mais nada”, conta a dona de casa Elisabete Rosana da Silva. Felipe Vieira, guarda-vidas civil que trabalha no Camacho, foi um dos primeiros a chegar ao local do acidente. “Os outros dois ultraleves passaram e o terceiro teve a asa quebrada no vôo e caiu na praia. Infelizmente, não tinha o que fazer. Por isso, chamamos o IML e a polícia para cercar a área”, afirma. A foto em que estou no Mistral do Flávio, que é instrutor por lá, foi tirada no meu ultimo veraneio, uma semana antes do acidente.



























































































22 abril 2007






Um empresário morreu em um acidente envolvendo um ultraleve, em Sobral (CE),


































no sábado (21). Segundo testemunhas, o empresário Mauro Ponte Filho pilotava a aeronave e, 20 minutos depois da decolagem, perdeu altitude e caiu em um armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Chovia no momento do acidente.
A perícia apurou que, antes de cair, o empresário fez uma manobra brusca à direita para evitar o choque contra um prédio de dois andares.
Ele morreu no local do acidente. A mulher dele, Alvênia Lima Ponte, que também estava no ultraleve, foi levada para a Santa Casa de Misericórdia com ferimentos graves. Não há informações sobre o estado de saúde dela neste domingo. Em julho do ano passado, durante um pouso de emergência em Bonfim, distrito de Dobral, o empresário foi acusado de atropelar a tia dele, Maria das Graças Ponte Moura, de 57 anos. Ela foi atingida na cabeça pela asa do ultraleve. A Polícia Regional abriu inquérito para investigar o caso.


19 Novembro 2006







Por volta das 19:00 horas de domingo, um ultraleve, Modelo RANS super coiote, Prefixo PUL-CP, caiu próximo a fazenda São Francisco, zona rural do município de Capivari, Região Metropolitana de Campinas (REDEC/I-5). Conforme informações do 7º Grupamento de Bombeiros (7ºGB), o ultraleve havia decolado do município de Campinas com destino ao município de Capivari, transportando duas pessoas, sendo que no momento da queda chovia muito. O piloto Sandro Rodrigues Pontes e o passageiro Douglas Rodrigues Carvalho sofreram ferimentos graves e foram encaminhados para o Hospital UNIMED do município, por viaturas do Corpo de Bombeiros. Atuaram no local, viaturas do Corpo de Bombeiros e do policiamento de área.


12 de Outubro de 2006

Um ultraleve caiu com duas pessoas a bordo no início desta noite no bairro Iroi, em Biritiba Mirim, na Grande São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que enviou duas viaturas ao local, o acidente aconteceu por volta das 17 horas e as vítimas, em estado grave, foram encaminhadas ao hospital Luzia de Pinho Mello, em Mogi das Cruzes. Ainda não há informações sobre as causas da queda.















































28 Fevereiro 2005




















Carlos Eduardo de Azevedo Lefévre morreu na manhã de sábado (26/02), na cidade de Americana (SP), após a queda do ultraleve avançado de duplo comando. No acidente, morreu também o tenente da Força Aérea Brasileira (FAB) de Pirassununga, Douglas Fragoso Garbin.A aeronave caiu em um terreno de uma chácara, localizada no bairro Praia Azul, em Americana, por volta das 11 horas. Os pilotos realizavam acrobacias segundo moradores do local. O ultraleve, de prefixo PU-TOX, de modelo espanhol Toxo, caiu de bico e ficou partido entre a hélice e cabine. Técnicos do Departamento de Aviação Civil (DAC) estiveram no local para averiguar o que aconteceu, bem como uma equipe do Instituto de Criminalistica (IC). A aeronave era da Escola Americanense de Aviação (EAA) e os dois pilotos foram encontrados na cabine com lesões na face, pernas e braços.


























18 de Julho de 2008


























Casal morre em acidente com asa-delta motorizada em Campinas
CRISTINA CAMARGOANA PAULA MARGARIDOda Folha CampinasDuas pessoas morreram neste domingo (18) em Campinas, vítimas de um acidente com uma asa-delta motorizada chamada trike, no Jardim Santa Mônica, próximo ao Campo dos Amarais, por volta das 17h.O piloto, o engenheiro civil Sebastião Marincek Rosa, 55, e a mulher dele, Iracema Valino Rosa, 52, que também estava no aparelho, morreram na hora.A asa-delta caiu na varanda de uma casa e, com o impacto, pegou fogo. Partes dos corpos foram carbonizadas. Estilhaços do aparelho feriram a menina Pamela Elis Gonçalves, 10, que foi levada para o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ela não corre risco de vida.José Domingos Ferreira Gomes e Maria Clara Martins, os donos da casa onde o aparelho caiu, estavam conversando na varanda com alguns vizinhos quando perceberam o estrondo e a asa-delta pegando fogo. "Foi um desespero danado", disse Gomes.Ele, a mulher e os vizinhos correram para apagar o fogo e socorrer as vítimas.Temiam que o aparelho tivesse caído sobre alguma das pessoas que estavam na casa. O Corpo de Bombeiros, segundo eles, chegou cerca de uma hora depois.

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