19 de junho 2008Bombeiros foram chamados na tarde desta quinta-feira (19) para socorrer dois passageiros em um ultraleve, que teria tido um problema na hora do pouso no Clube Esportivo de Vôo Céu, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Segundo os bombeiros de Jacarepaguá, que foram até o local, nenhum dos passageiros se feriu e a aeronave ficou intacta. No momento do pouso, segundo o quartel, o ultraleve teria despencado de altura não informada e pousado antes que a cabeceira da pista tivesse começado. A aeronave ficou presa na vegetação da pista, e foi necessário chamar os bombeiros. ( informação e foto site G1 ).

Piloto pretendia pousar em Apucarana, mas não localizou aeroporto.Segundo testemunhas, vários veículos tiveram de desviar da aeronave.Alguns motoristas de Rolândia, no norte do Paraná, levaram um susto na noite de segunda-feira (9). Eles tiveram de dividir espaço na rua com um ultraleve. O piloto saiu de Cascavel, parou em Campo Mourão e pretendia pousar em Apucarana, mas não localizou o aeroporto.
Como já estava escurecendo e é proibido voar de ultraleve depois do pôr-do-sol, o piloto fez um pouso de emergência no meio da rua. O piloto não ficou ferido.
Segundo testemunhas, vários veículos tiveram de desviar da aeronave.
Na tarde desta terça-feira (10), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o piloto a voar para Aracaju (SE).
desta quinta-feira (22) em uma área rural nas proximidades do Aeroporto de Dourados, em Mato Grosso do Sul. De acordo com o piloto, o acidente foi provocado por problemas mecânicos na hélice do ultraleve. O piloto teria abastecido a areonave e iniciado o vôo quando foi obrigado a fazer um pouso forçado. Apesar de o ultraleve cair de bico, ninguém ficou ferido. O piloto, que prefere não ser identificado, disse que saiu de São Paulo para participar do 8º Encontro Nacional de Ultraleves (ENU), em Bonito (MS). Ele viajava sozinho. Um guincho deve retirar o ultraleve da área rural em que caiu.13 de Maio de 2008

Tudo bem que o Stolzinho é maquinão, mas 3 dentro aí é fogo!!!!!
9 de Maio de 2008Mais uma tragédia
6 de Maio de 2008

uia por terra encontrou o avião em uma fazenda da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O difícil acesso atrasou a chegada das equipes dos Bombeiros, da Polícia e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). O resgate dos corpos só foi concluído às 15h. Uma equipe da Infraero fez levantamento preliminar no local e o resultado será remetido à Aeronáutica. O delegado Daltro Ulguim, encarregado da investigação, disse que a falta de perícia especializada no local dificultará a apuração. Os destroços foram recolhidos por uma equipe da Mirim e levados para o hangar da empresa em Capão do Leão. Informações não confirmadas pela Polícia dão conta de que uma das asas da aeronave poderia ter se soltado e causado a queda do monomotor, que foi montado artesanalmente por Ricardo Lopes. Em uma página na Internet, o piloto, licenciado há 32 anos, publicou um diário sobre a montagem do avião. Nos registros, revelava ter começado a executar a idéia em 2006, após visitar uma feira de aviação nos Estados Unidos. Lopes adquiriu um kit de peças como trem de pouso, asas, comandos e fuselagem de uma empresa paulista e começou a montar a aeronave em janeiro de 2007. Ainda conforme os registros, em 14 de março de 2008 o Zodiac foi vistoriado pelo engenheiro aeronáutico responsável pelo projeto e por seu registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Companheiros de trabalho de Lopes contam que a aeronave já tinha 20 horas de vôo e estava aprovada e liberada. Decolou pela primeira vez em abril passado. Piloto privado desde 1974 e agrícola desde 1977, Lopes também era radioamador e ganhou notoriedade ao dialogar, em 2006, com o astronauta Marcos Pontes, que cumpria missão na estação orbital internacional ISS. 20 de Março de 2007

O acidente aconteceu por volta das 7h. A hipótese mais provável é a de que tenha havido pane no motor da aeronave. De acordo com testemunhas, a hélice não estava ligada no momento da queda. O empresário ainda tentou uma aterrisagem de emergência na pista do autódromo, chegando, inclusive, a desviar de um fio de alta-tensão, mas não evitou que o ultraleve batesse de frente com o muro próximo a área dos boxes.
A funcionária pública Maria Lúcia da Silva, 48, responsável pela limpeza do autódromo, foi a primeira a socorrer as vítimas. “Ouvi apenas um barulho, seguido de alguém chamando. Pensava ser o vigia, mas logo percebi que eram gritos de socorro. Quando me aproximei, vi que era uma moça pedindo por água para lavar os olhos, mas o rapaz estava de bruços, embaixo dos destroços e sangrando bastante”, narrou a funcionária. No local do acidente ainda era possível encontrar os dois capacetes usados pelas vítimas, assim como marcas de sangue na asa da aeronave.
As duas vítimas foram levadas para a Casa de Saúde Santa Efigênia. O empresário, que deixa um filho, sofreu hematomas e teve fraturas no tórax e abdômen, membro inferior esquerdo e politraumatismo, vindo a morrer em conseqüência de choque hemorrágico e insuficiência respiratória. A estudante teve corte labial e fratura na face, sendo submetida a pequenas cirurgias, permanecendo em observação na unidade de saúde, sem correr risco de morte.
A notícia do acidente pegou de surpresa alguns dos colegas da vítima, que era um dos diretores do aeroclube de Caruaru. Ele havia comprado esta aeronave no ano passado, porém tinha bastante experiência em pilotagem, pois voava há cerca de dez anos. Acredito que ao perceber que o ultraleve estava em pane, ele tentou livrar do choque com o fio de alta tensão, mas não conseguiu evitar a batida de frente com o muro”, lamentou o também piloto José Marcos Tabosa, 41, colega da vítima.
Acidente KR em Garibaldi28 Julho 2007

Aeronáutica vai investigar acidenteUma comissão da Aeronáutica vai investigar as causas do acidente com o ultraleve que matou o instrutor de aviação Emerson Paula da Costa, 28, anteontem à tarde em Jundiaí.Os procedimentos, a linha de investigação e quanto tempo levará a apuração não foram informados pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).Um dos quesitos que será investigado é se a falha foi técnica ou humana.O local de onde o ultraleve decolou ainda é uma das dúvidas que não foram esclarecidas. De acordo com o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), a aeronave não saiu do aeroporto de Jundiaí e também não pousaria aqui.Segundo um amigo de Costa, o aposentado Valdir Pansonato, o instrutor teria supostamente decolado de Atibaia, pois lá teria sido registrado seu último procedimento.“Ele ligou para eu ir buscá-lo no aeroporto. Estava saindo com o carro para ir lá [aeroporto] quando vi que tinha acontecido alguma coisa”, afirmou o amigo de Costa.Segundo ele, a probabilidade é que Costa tenha saído de Atibaia e vindo para Jundiaí para abastecer o avião.De acordo com estimativa da Abul (Associação Brasileira de Ultraleve), o Brasil registra, por ano, uma média de 30 acidentes com ultraleves. Isso representa 1% da frota brasileira.
18 de maio de 2006
Um ultraleve caiu na tarde desta quinta-feira nas proximidades do km 39 da rodovia Fernão Dias, em Atibaia, no interior de São Paulo. O piloto, André Favero, 26 anos, morreu na hora.
De acordo com a Polícia Rodoviária, o piloto, que morreu carbonizado, estaria sozinho no ultraleve. Ele fazia aniversário nesta quinta-feira.
O corpo deverá ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da região, para ser formalmente identificado.
Não há informações sobre o que pode ter provocado a queda do ultraleve.
21 Novembro 2007

O acidente aconteceu no final da tarde desta terça-feira, no Centro de Engenharia Agrícola (CEA), antigo CAIC, na região do Parque Eloy Chaves. O ultraleve, que Emerson pilotava, caiu sobre um poste de iluminação pública. Laudo do médico Eugênio Carlos Grossman, do Instituto Médico Legal (IML) descarta a segunda hipótese apresentada pelo ex-aluno de Emerson, o piloto Grimaldi Alves, de mau súbito. Segundo Grimaldi, Emerson foi o seu instrutor e tinha muita experiência.
Já um outro piloto, que tem cerca de 30 anos de experiência, vê os ultraleves como grande ameaça para a população, porque eles não passam pelo rigoroso controle da aviação, que exige manutenção preventiva constante. "Eles usam o ultraleve como uma moto de fim de semana, que fica lá no fundo da garagem guardado", disse. "Nós, que temos aviões, precisamos manter a manutenção em dia".Segundo os pilotos, a falta de registros em todos os aeroportos da região demonstra claramente que Emerson fazia uso da pista clandestina dentro do Centro de Engenharia Agrícola. O corpo de Emerson foi sepultado às 16 horas desta quarta-feira, no Cemitério do Montenegro, no Jardim do Lago. Durante a madrugada e parte do dia ele ficou no Velório Adamastor Fernandes, no Centro da cidade.
" Esse Mistral me dá medo, já voei um em Itapema, uma semana depois.... aquele grave acidente, recoemendo verificar a fixação das asas desse passaro"
Algumas pessoas que observavam o vôo contaram ter visto a aeronave rodopiando no ar como se apresentasse falha mecânica. Outras testemunhas falaram que o ultraleve realizava vôos rasantes na hora da queda. A polícia técnica não se pronunciou oficialmente, porém, o perito disse apenas que aparentemente um das asas soltou-se ocasionando a queda trágica, matando pai e filha. Os corpos tiveram que ser retirados das ferragens com o auxilio dos bombeiros e policiais que usaram a força física, pois o Corpo de Bombeiros de Cacoal não conta com o equipamento usado para desencarcerar vitimas presas em ferragens.
9 Outubro 2007
Ainda de acordo com os Bombeiros, o ultraleve havia acabado de decolar do aeroporto da cidade, e o piloto teria tentado um pouso forçado em um terreno perto da BR-365. Ainda não há informações sobre a causa do acidente.
4 Agosto 2007

Josias Caetano e Antônio Carlos Wippel, ambos de 45 anos, de Itajaí morram na manhã de sábado, com a queda de um Trike motorizado de uma altura de 50 metros.
Eles cairam dentro da empresa de depósito de contêineres Itazen, na avenida Reinaldo Schmithausen, em Cordeiros. Um relatório apontando as causas do acidente vai levar 30 dias pra ser concluído, mas falhas mecânicas já foram descartadas.
Os aventureiros decolaram da pista do aeroclube Itajaí, no bairro Itaipava, por volta das 9h30 de sábado. Menos de 10 minutos após a decolagem, quando sobrevoavam o rio Itajaí-açu, no bairro Cordeiros. Os empresários caíram em cima de um monte de entulhos, onde tá sendo aterrado o terreno.
Os primos caminhoneiros Marcos Rodrigues de França, 34, e Marcelo Amorim, 34, "Foi muito rápido, eu só vi eles se batendo, mas não dava pra ouvir nada, eu só vi o capacete de um deles voar pra um lado, foi num piscar de olhos".
Rafael Mayer, diretor de vôo do aeroclube Itajaí, foi chamado pra analisar o local e enviar um relatório pra agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Além dele, o perito da polícia Civil também fez o levantamento no local.
10 Julho 2007
Um homem morreu ontem no Aeródromo de Bariri, município paulista a 330 km de São Paulo, após cair com o ultraleve Flyer GT que pilotava. Segundo a delegacia da cidade, Eldis Pedro Felippi, de 57 anos, decolava pela segunda vez quando uma manobra errada com o avião, a cerca de 30 metros do solo, levou à queda.
Após o acidente, dois médicos da família de Felippi estavam no aeródromo e teriam o atendido inicialmente. Em seguida, o piloto foi levado ao pronto-socorro municipal, mas não resistiu. O caso foi registrado na delegacia da cidade.
28 Outubro 2007
O piloto de um ultraleve morreu após perder o controle e cair no Autódromo de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde de sábado, 27. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 13 horas e o piloto morreu antes de receber os primeiros socorros. O caso foi registrado na 16ª Delegacia de Polícia, na Barra da Tijuca.
3 Março 2007
Um piloto e o ocupante de um ultraleve ficaram feridos em um pouso forçado no início da tarde deste sábado (3) no Aeroporto dos Amarais, em Campinas, a 95 km de São Paulo. Os dois foram levados para hospitais. Os motivos do acidente ainda não estão esclarecidos. Um dos feridos já foi liberado do Hospital Samaritano, onde recebeu atendimento. O outro passa bem, mas só deve ser liberado nesta noite, pois teve pequenos traumas na face e vai ficar mais um período em observação, segundo o Centro Médico, em Barão Geraldo, para onde foi levado.
19 Março 2007
Uma pessoa morreu e outra ficou ferida durante um vôo de ultraleve em Caruaru (PE) na manhã desta segunda-feira (19). O comerciante João Jerônimo de Moura, de 46 anos, e Amanda Letícia de Lima, de 20 anos, estavam na aeronave e bateram no muro do autódromo da cidade ao tentarem desviar de fios de alta tensão. A funcionária do autódromo Maria Lúcia da Silva encontrou as vítimas. “Escutei alguém pedindo socorro. Era o rapaz , que ainda estava com vida”, disse.
Moura, que é dono de um restaurante, foi levado para a Casa de Saúde Santa Efigênia, mas não resistiu aos ferimentos. Amanda sofreu apenas escoriações e passa bem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 6h40.
21 Janeiro 2008
Duas pessoas morreram hoje na queda de um ultraleve em Juara, a 700 quilômetros de Cuiabá, no norte do Mato Grosso. O acidente ocorreu dez minutos depois que a aeronave decolou do aeroporto municipal da cidade com os pecuaristas Mauro Frizzon, de 43 anos, e Eduardo Fernandes Rodrigues, de 47. Ainda não se sabe as causas da queda. Os dois pilotos tinham brevê - diploma concedido aos que terminam o curso de aviação - e Mauro Frizzon era instrutor de vôo há 25 anos.
O comandante da Polícia Militar (PM) de Juara, major Ademar Nascimento, informou que a aeronave caiu de bico no barranco de uma represa localizada nos fundos do aeroporto. Mauro ainda tentou fazer pouso forçado, mas não teve sucesso. Segundo o comandante, não chovia na hora do acidente.
26 julho 2007
Um homem morreu após a queda de um ultraleve em Jundiaí, a 60 km de São Paulo, na tarde desta terça-feira (26). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ultravele bateu em um poste e passou a poucos metros de uma casa antes de cair.
O piloto Emerson Paula da Costa, de 28 anos, morreu no local. O acidente ocorreu no bairro Jardim Tânus. Ele estava sozinho no aparelho. Segundo os bombeiros, o local do acidente fica próximo ao aeroporto da cidade.
8 Setembro 2007
Rogério de Almeida, de 34 anos, morreu após a queda do ultraleve que pilotava, na zona rural de Piranguinho, município localizado no sul de Minas Gerais. O acidente ocorreu na sexta-feira (7).
O equipamento foi removido com a ajuda de um ghincho. Almeida morreu na hora. Ele morava no interior de São Paulo e estava na cidade mineira visitando os pais.
Segundo o pai dele, o trabalhador rural Sebastião Coutinho, o filho não tinha habilitação para pilotar o ultraleve. O pai chegou a pedir para que Rogério não voasse. "Ele dizia que não tinha perigo", disse. Os peritos vão investigar as causas do acidente.
6 Janeiro 2007
Um ultraleve com duas pessoas a bordo caiu na tarde de sábado (6) na areia da praia da Gaivota, em Itanhaém, a 98 km de São Paulo. Nenhum banhista foi atingido.
De acordo com a Polícia Civil, o piloto do ultraleve, Levy Ângelo da Conceição, de 39 anos, contou que, no momento da decolagem, por volta das 14h30, o avião pendeu fortemente para a esquerda, fazendo com que ele perdesse o controle.
O piloto teve fraturas no tornozelo, no fêmur e no pulso. O passageiro Dênis Myung Ahn, de 29 anos, sofreu ferimentos leves. Os dois foram socorridos e encaminhados ao Hospital Municipal de Itanhaém. O caso está registrado no 2º Distrito Policial do município.
20 Novembro 2006
Um ultraleve caiu na manhã desta segunda-feira (20), no fim da Asa Norte, em Brasília. O piloto teve ferimentos leves. O ultraleve atingiu em cheio a estrutura metálica das obras do Hospital do Câncer. O acidente foi por volta das 8h30.
De acordo com os operários, o ultraleve caiu rodopiando até bater na construção. Na queda, o cinto do piloto Aldino Graef, de 55 anos, arrebentou, e ele foi arremessado na parede. Como estava de capacete, teve apenas ferimentos leves. Ao ser socorrido, Aldino contou que uma das portas do ultraleve se abriu no ar, o que pode ter provocado o acidente.
O piloto foi levado ao Hospital de Base com dores nas costas e alguns arranhões. Examinado, ficou em observação.
3 Janeiro 2007
Dois empresários morreram em um acidente com um ultraleve na cidade de Una, no Sul da Bahia, na manhã desta nesta quarta-feira (3). Eduardo Augusto Alves e Richard Câmera Siering passeavam na Praia de Itapororoca, quando perderam o controle da aeronave.
Segundo testemunhas, ventava forte no momento do acidente. O ultraleve caiu sobre coqueiros e os empresários morreram na hora. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Ilhéus, também no Sul do estado.
Alves e Siering moravam na cidade de Itabuna, a 454 quilômetros de Salvador.
03 Dezembro 2007
des Mousinho, que está em um hospital particular de Recife, e um turista não identificado, que morreu no local.Divulgação/Polícia Rodoviária Federal
Mousinho ficou preso nas ferragens e foi retirado pelo Corpo de Bombeiros. Já o turista foi reanimado por cerca de meia hora, mas não resistiu aos ferimentos. A Divisão de Operações Aéreas (DOA) da PRF e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) auxiliaram os bombeiros no resgate das vítimas.
2 ago 2007
Um empresário morreu em um acidente envolvendo um ultraleve, em Sobral (CE),
no sábado (21). Segundo testemunhas, o empresário Mauro Ponte Filho pilotava a aeronave e, 20 minutos depois da decolagem, perdeu altitude e caiu em um armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Chovia no momento do acidente.
A perícia apurou que, antes de cair, o empresário fez uma manobra brusca à direita para evitar o choque contra um prédio de dois andares.
Ele morreu no local do acidente. A mulher dele, Alvênia Lima Ponte, que também estava no ultraleve, foi levada para a Santa Casa de Misericórdia com ferimentos graves. Não há informações sobre o estado de saúde dela neste domingo. Em julho do ano passado, durante um pouso de emergência em Bonfim, distrito de Dobral, o empresário foi acusado de atropelar a tia dele, Maria das Graças Ponte Moura, de 57 anos. Ela foi atingida na cabeça pela asa do ultraleve. A Polícia Regional abriu inquérito para investigar o caso.
19 Novembro 2006
Por volta das 19:00 horas de domingo, um ultraleve, Modelo RANS super coiote, Prefixo PUL-CP, caiu próximo a fazenda São Francisco, zona rural do município de Capivari, Região Metropolitana de Campinas (REDEC/I-5). Conforme informações do 7º Grupamento de Bombeiros (7ºGB), o ultraleve havia decolado do município de Campinas com destino ao município de Capivari, transportando duas pessoas, sendo que no momento da queda chovia muito. O piloto Sandro Rodrigues Pontes e o passageiro Douglas Rodrigues Carvalho sofreram ferimentos graves e foram encaminhados para o Hospital UNIMED do município, por viaturas do Corpo de Bombeiros. Atuaram no local, viaturas do Corpo de Bombeiros e do policiamento de área.
12 de Outubro de 2006
Um ultraleve caiu com duas pessoas a bordo no início desta noite no bairro Iroi, em Biritiba Mirim, na Grande São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que enviou duas viaturas ao local, o acidente aconteceu por volta das 17 horas e as vítimas, em estado grave, foram encaminhadas ao hospital Luzia de Pinho Mello, em Mogi das Cruzes. Ainda não há informações sobre as causas da queda.
CRISTINA CAMARGOANA PAULA MARGARIDOda Folha CampinasDuas pessoas morreram neste domingo (18) em Campinas, vítimas de um acidente com uma asa-delta motorizada chamada trike, no Jardim Santa Mônica, próximo ao Campo dos Amarais, por volta das 17h.O piloto, o engenheiro civil Sebastião Marincek Rosa, 55, e a mulher dele, Iracema Valino Rosa, 52, que também estava no aparelho, morreram na hora.A asa-delta caiu na varanda de uma casa e, com o impacto, pegou fogo. Partes dos corpos foram carbonizadas. Estilhaços do aparelho feriram a menina Pamela Elis Gonçalves, 10, que foi levada para o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ela não corre risco de vida.José Domingos Ferreira Gomes e Maria Clara Martins, os donos da casa onde o aparelho caiu, estavam conversando na varanda com alguns vizinhos quando perceberam o estrondo e a asa-delta pegando fogo. "Foi um desespero danado", disse Gomes.Ele, a mulher e os vizinhos correram para apagar o fogo e socorrer as vítimas.Temiam que o aparelho tivesse caído sobre alguma das pessoas que estavam na casa. O Corpo de Bombeiros, segundo eles, chegou cerca de uma hora depois.

Nenhum comentário:
Postar um comentário