quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fox V2 com 532 - Impressões

Depois de umas, na verdade menos de duas horas de voo, com a nova motorização, confesso que ainda não pude extrair tudo que o aviãozinho pode oferecer. Mas vamos lá.
A subida, que me interessava muito, mudou pouco quando comparado ao velho e bom 503 duplo carburado que tinha antes, fiquei meio frustrado. Antes eu subia entre uns 700 e 1000 ft/min, dependendo do dia e etc, etc, etc; agora subo um pouquinho mais de 1000 a 55 mph, inclusive acho que a hélice está errada, esta veio junto com o motor e está tão pintada que não se consegue ver nenhuma indicação de passo, quem tiver uma 66x39 APARECENDO ESSAS INSCRIÇÕES, pode me ligar.
Então a subida não mudou lá o bicho, posso estar sonhando mas esperava subir uns 1500 voando solo com ele, os mais voadores podem também me dizer alguma coisa. Deve ser hélice sim.
Agora o cruzeeeeeiro, quanta diferença! O coitadinho da VNE já já, sério, levei o GPS junto 126  km/h, ele é de carro por isso em km, hehehe. O foquinho fica duro, e os montantes, ainda de cano redondo, começam a  vibrar, muito interessante, to brincando claro, é preocupante na verdade, vou fazer uns videos mostrando as velocidades, e rpm's pra vcs.
Logo na primeira hora de voo, resolvi dar uma subida enérgica, tirei da rpm de decolagem, coloquei na máxima contínua e fui encontrar umas nuvenzinhas, o tempo todo flapeado mantendo 55 mph, tava frio lá em cima e na base das nuvens, a 5000 ft, umas chacoalhadas. Ainda não habituado com motor refrigerado a água, me surpreendo com a temperatura, caindo muito, quem tiver um foquinho com um 532 ou 582 diga alguma coisa, preciso de uns comprativos. Observei menos de 60 graus, a umidade dentro dos instrumentos condensou e quase não dava pra ler nada, hora de descer, se tirar motor vai congelar esse trósso pensei eu, se der motor vou descer beirando umas 70 mph, tomando vários safadões, tinha vento e turbulência leve, fui dosando e a uns 4000 ft a coisa estava mais confortável, mais quentinho e tudo voltou ao normal.
A colocação do motor...essa foi discutida, o mecânico estava meio cabreiro em colocar o motor na mesma posição em que estava o meu velho  503, ou seja, preso na parte de cima do tubo, isso faz bem verdade com que o eixo da hélice fique uns 10 cm acima da posição original, isso gera um momento ou torque tendendo a baixar o nariz da aeronave quando se dá motor, no caso dos V2 até um parabrisa maior faz ele tender a descer, quem conhece os foquinhos sabe que o motor originalmente é colocado de cabeça pra baixo.
A Starflight fez um upgrade e desenvolveu um novo berço para colocar os motores de cabeça pra cima, porém, deixando o eixo da hélice no lugar onde devia, seguindo o mesmo pensamento que o Brasil tá crescendo e que a gente tem dinheiro pra pagar tantos impostos, vende os mais caros dois pedaços de cano em aço inox do planeta! Por isso em várias partes desse Brasil riquíssimo  muitos proprietários de V2 tem prendido seus motores pra cima sem o nov berço, gerando alguns problemas quanto a estabilidade longitudinal, que podem ser sanados com pequenos ajustes, não vou aqui pregar a não colocação do berço novo, acho que quem quer e pode, DEVE compra-lo, agora, contrariando  os ditos e não ditos esse meu não ficou com nenhuma tendência, notei apenas que o uso do compensador se faz mais necessário. Eu disse o uso do COMPENSADOR, e não tendência, compensador em neutro pro voo horizontal retilíneo, cabra um pouco pra subir e pica um pouco pra descer , só isso.

12 comentários:

  1. ESTAMOS AGUARDANDO ANSIOSOS OS VIDEOS E OS NOVOS NUMEROS DE SUBIDA, CRUZEIRO, MAXIMA COM SEUS RESPECTIVOS RPMs E SE POSSIVEL COMPARANDO COM O 503. E TBEM O CONSUMO. ALWAYS AHEAD!!!

    ResponderExcluir
  2. MARCIO FAÇA UMA ANALIZE E NOS DIGA SE REALMENTE COMPENSA TROCAR O 503 PELO 532.ANALIZE COSUMO, MANUTENÇAO R$, AQUISIÇÃO R$ E FINALMENTE DESEMPENHO. ACHO QUE TEM MUITA GENTE QUERENDO TROCAR, MAS ESTA NA DUVIDA. TKS.

    ResponderExcluir
  3. MARCIO VC JA PENSOU EM USAR ALGUM MOTOR 4 TEMPO? TIPO DE CARRO 1000CC OU DE MOTO? GANHARIA-SE MUITO NO QUESITO DURABILIDADE, CONFIABILIDADE, CONSUMO E MANUTENÇÃO, ACHO Q O GRANDE PROBLEMA TA NA REDUÇAO, QUE VC ACHA?

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO PELO COMENTÁRIO, OK VOU VER ISSO, SIM, QUANTO A TROCA POR UM MOTOR POTENTE, SEMPRE MUITO BOM, VC SENTE AQUELA PATADA NA CORRIDA DE DECOLAGEM, QUANTO A CONSUMO JA PUDE VER Q O BIXINHO GASTA BEM, MAS NAO FIZ MÉDIA, QUANTO AO MOTOR 532, TEM POUCA GENTE Q GOSTA, FALAM Q ELE É MEIO PROBLEMÁTICO, DE FATO UMAS COISAS Q PESQUISEI NA NET E É VERDADE POIS CONSTATO DURANTE MEUS VOOS, É QUE É DIFÍCIL ACERTAR UMA RPM, VC EMPURRA UM POUCO ELE NAO ALTERA,EMPURRA MAIS UM POQUINHO A MANETE E NADA( ME REFIRO A MILIMETROS)AÍ VC EMPURRA MAIS UM POUCO , DAÍ ELE VIRA BICHO, AUMENTA DEMAIS, ENTÃO É ESSA A BRONCA DA TURMA, ELE NAO AJUSTA DIREITO UMA RPM, NAO DUROU MUITO E LANÇARAM O 582 QUE SEMPRE VEIO COM IGNIÇÃO ELETRONICA, PRA ACABAR COM ISSO. QUANTO A PREÇO , UM 532 , SE VC ACHAR UM, FICA NA CASA DOS 6 A 7 MIL REAIS, QUANTO AO DESENPENHO, DIRIA QUE DENTRO DA FAIXA DE POTENCIA E PREÇO, ELE É INCRÍVEL, ACHO Q NÃO TEM SIMILAR NO MERCADO,( EXCLUA O 582). QUANTO A POR UM 4 TEMPOS, SERIA
    A M E L H O R C O I S A D O M U N D O
    MAS OQ VAMOS COLOCAR EM CIMA, UM FUSCA? UM SUZUKI? TEM Q SER MUITO BEM PENSADO, E COMO VC DISSE TEM ESSA TAL DE REDUÇAO, MOTORIZAÇÃO......O MAIOR DILEMA DA AVIAÇÃO EXPERIMENTAL, PARA OS VOADORES MENOS AFORTUNADOS CLARO. ABRAÇO MARCIO MENUZZO

    ResponderExcluir
  5. OLA MARCIO Q VC ACHO DO 582, TIRANDO O PREÇO DE AQUISIÇAO É CLARO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA MARCIO VC JA CONVERSOU COM OUTROS PROPRIETARIO DE 532, PRA SABER SE TEM ESSE MESMO PROBLEMA NA ACELERAÇAO, PARA AJUSTAR UMA RPM?

      Excluir
    2. Quando eu tiver mais um dinheiro, quero um V5 super com um 582, motorzão! só perde mesmo pra continental. Meus colegas voam 582 e são muito felizes, potente e confiavel pra um 2T.

      Excluir
    3. Quanto a esse "problema" de oscilação de RPM, fui inclusive alertado pelos mecânicos Rotax aqui da região.

      Excluir
  6. ´Já voei com 532, e realmente tem uma oscilação muito grande, não diria bem oscilação, e sim inconstancia na menutenção da rpm desejada.Tende a fazer o que quer.Uns dizem que podem ser as paletas, outros que a ressonancia interna, faz com que exista certa vibração nas ditas paletas, o que faz com que elas não trabalhem corretamente.Mas conseguindo o rpm desejado, bom.Mas o negócio mesmo e 4T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4T se conseguir algo nacional, porque se for importado! hum... haja money!!!

      Excluir
  7. Pessoal boa noite!!! preciso de informaçoes de alguem que voa fox V2. Sou piloto ja com 1000horas de exp e ultraleves umas 500 horas voo pelican foxv5 ml400, eco rj//. Mas recentemente começei a voar um v2 e sinto que os ailerons tem pouca açao para correçoes, as vezes tenho que dar batente para correçao, e tenho claro que ajudar no leme pra tornalo estável. A pergunta é: Tenho possibilidade de aumentar o curso ou a atuaçao dos ailerons tem alguma coisa errada? por que é um briga danada para corrigir o voo com ailerons até mesmo com um ventinho calmo. Gente obrigado, aguardo e aceito sugestoes ou correçoes....grato

    ResponderExcluir