terça-feira, 22 de abril de 2008

Nada se cria tudo se copia

Quando leio algo sobre os primórdios da aviação e vejo aquelas especulações a respeito de planos nazistas e extraterrestres, da tecnologia deles estar anos a frente das outras nações, sempre sou muito cauteloso, só que existem fatos incontestáveis a respeito do avanço que os alemães deram pra diversas áreas, especialmente para a aviação.
Depois da primeira guerra mundial, a alemanha um dos derrotados, ficou proíbido de produzir aviões militares, uma das alternativas foi encher o país de "aeroclubes", onde os instrutores eram pilotos veteranos da 1ª guerra, entre os alunos estavam os irmãos Horten.
Walter Horten ( Alemanha 13 de Novembro de 1913 - Alemanha 9 de Dezembro de 1998 ) e Reimar Horten ( Alemanha 2 de Março 1915 - Argentina 14 Março de 1994 ), com uma visão completamente diferente daquela que dominava a aviação nos anos 20 e 30, começaram a produzir planadores "muito" estranhos para a época, entre as novidades estavam o enflechamento, reduzido arrasto, alto poder de planeio e a manobrabilidade.
Com Hitller no poder o Tratado de Versalhes e as proíbições de se fabricar aviões militares foi literalmente pro saco. Outra coisa é que mesmo antes da segunda guerra mundial o estudo alemão sobre asas enflechadas estava realmente muito avançado, é sabido que a Boeing é oque é hoje, graças aos planos capturados dos alemães com o final da segunda guerra, tem até uma frase que não me lembro de onde saiu que diz que a Boeing é fruto do estudo alemão com o capital do governo norte amenrcano.
As duas primeiras fotos são do projeto dos irmãos Horten, a bem do alto é de 1933 e a segunda é de 1937. Por volta de 1940( terceira e quarta foto) já com o domínio da propulsão a jato foi criado Horten 3, teria atingido 400 mph mesmo com motores menores do que os que estavam previstos no projeto, os pedaços que aparecem nas fotos estão em Washinton DC aguardando para serem restaurados.
Já a "invenção" americana (penúltima foto) é o Northrop YB-49 ( uma salva de palmas!!!) e a última foto, é de uma aeronave completamente diferente do que vimos até agora o Boeing B2, que coisa não? quanta criatividade!!!!



3 comentários:

  1. Uniqueness - With over 600 thousand users, it's not
    possible merely to slap up any fan page, and be noticed.
    To keep your personal computer balanced,
    you need to conduct these four measures regularly.


    Here is my page ... whatsapp for pc [http://burninrubber4.net]

    ResponderExcluir
  2. Helpful information. Lucky me I found your site accidentally, and I'm shocked why this twist of fate did not came about earlier!
    I bookmarked it.

    Here is my homepage best web hosting company in malaysia

    ResponderExcluir