sexta-feira, 11 de abril de 2008

Quem é o cara desse blog?


Em respeito as mais de 4.500 visitas aqui nesse blog e justamente por ser blog , que é uma coisa pessoal, acho legal que as pessoas saibam oquê estão lendo e quem está escrevendo, não é verdade?

Pois muito bem, meu nome é Márcio Minuzzo, moro em Vacaria - RS, tomei contato com a aviação em 1993, quando entrei no curso de piloto privado em Santa Maria-RS, estava servindo o quartel ( fiquei 3 anos 6 meses e 6 dias servindo o governo brasileiro) literalmete não sai do chão, formar-se piloto requer muita vontade e muito, muito dinheiro, eu não tenho e não tinha o "muito muito".
Em 1999 fui pra o aeroclube de Lages-SC, lá fui mais longe, fiz 26 hs de Boero, solei, tinha a teoria e o exame médico na mão, mas não o "muito muito" tanto que demorei quase 2 anos pra fazer essas 26 hs, me lembro até hoje da mãe de um amigo meu que hoje trabalha como co-piloto na NHT( empresa que faz transporte aéreo regional aqui no sul ), fazia um ano que eu estava em Lages e ela me perguntou:

- Quantas horas de voo você tem?

- Quinze

Deu pra perceber que ela não entendeu como uma pessoa em um ano tinha voado praticamente a carga horária que ele fazia em dois dias trabalhando como professora em duas escolas.
Minhas carteiras venceram e me desgostei com as coisas, mas nunca, desde antes de entrar em um aeroclube deixei de ler estudar e voar de "saco" com a turma por aí.

Em 2005 resolvi entrar para o fantastico mundo da aviação experimental, sem DAC, agora ANAC. Não tenho mais na cabeça ser piloto profissional, apesar de ainda dar tempo de terminar o PP e pilotar um Skylane pra algum fazendeiro aqui da minha região. Bom, voltando a aviação experimental, pesquisa daqui pesquisa dali, conheci uma aeronave muito interessante, o Trike, pensei comigo é por aqui! Outra coisa, de tanto ler sobra aviação, cheguei a conclusão que a coisa é simples ( claro, sei que existe muito calculo, muita coisa que a gente não faz idéia em matéria de tecnologia) mas to falando da aviação experimental bem experimental, fundo de quintal, nada de materiais compostos por enquanto. Voltando ao Trike, ao invés de comprar um voando, resolvi fazer um, achei relativamente facil, fui a fundo na internet e vi cada jaca voando, pensei, não é possível...comprei uma asa velha mas bem boa em 2 vezes, comprei tubos 6061 t6 como manda o figurino, rodas de alumínio e vi que tinha gente fazendo fusca voar, vai eu atras de um motor vw, 5 prestações depois, tudo pago, agora, tem que ter um ferramental, senão amigo, você cai na mão do torneiro que diz que aquele furo não dá, esse parafuso é muito pequeno, que tem que por uma ponta de eixo de caminhão aqui, uma garfo de moto ali e tu não sai do chão, eles ainda querem saber "oque tu vai fazer", então é melhor a gente fazer essas coisas.
Bom, chega de choradeira, resumindo, por falta de motor( pra levar eu e o instrutor), acabei nao fazendo instrução de trike e num daqueles dias, depois do instrutor ter me falado que era melhor por um motor mais leve( rotax 503) achei que podia voar sozinho...ledo engano. Trike não é avião...e a forma de pilotar tbm não...tem que ter umas hs de instrução, principalmente pra se familiarizar com a decolagem, é bem "diferente", aí um belo dia falei pra mim mesmo, vc sabe "tudo" de meteorologia, navegação, aerodinâmica e teoria de voo, conhecimentos tecnicos e motores, regulamentos etc...etc, será que vc não é capaz de voar um Trike? resposta: não sou. Coloquei o bicho na pista, tudo checado, comandos, pra cá vai pra lá... e pra la vai pra cá, empurra pica, puxa cabra, não, no trike é o contrário ou não dependendo do ponto de vista. Lá vou eu, se com dois não voava, com um foi covardia, quando senti a asa firme dei um comandinho, mas coisa suave, como manda a aviação, pra subir e o bicho parecia um foguete, quem estava assistindo disse que parecia um foguete, colei a barra de comando no peito e nada de descer, tirei o pé do acelerador e, aí sim começamos a descer, mas o carrinho pendeu pra esquerda e não sei oque eu "não" fiz, que não corrigi, acabei tocando forte no chão, perdi a reta....resultado? uma helice, carenagem, triquilha, e o cano do mastro; arranhão? nada, mas a lição ficou. A mais ou menos uns 3 meses comprei um MXL II(foto), o trike? ta parado esperando um dono que saiba voar, vendo bem barato, aquelas coisas foram todas arrumadas, "ovelha não é pra mato" como o gente diz aqui na minha região, hj dou meu "bordejo" no final de tarde com o MXL e estou bem feliz, meio endividado mas feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário