quarta-feira, 27 de abril de 2011

O que sera melhor? Meu Deus!

A ANAC pretende desregulamentar totalmente as aeronaves até 115kg. Como a legislação é clara quanto à obrigatoriedade de que todas as aeronaves civis sejam regulamentadas pela Agência, o artifício utilizado foi o de propor a alteração da definição de aeronave. Assim, não sendo classificadas como aeronaves, esses ditos “veículos aéreos leves” poderiam ser “dirigidos” sem quaisquer exigências: sem habilitação, sem exames médicos e sem infra-estrutura aeronáutica. A ABUL, como uma Associação que luta por uma atividade aerodesportiva responsável, que preserve a segurança de seus associados e da comunidade aeronáutica, posicionou-se contra a citada desregulamentação, sugerindo que o atual RBHA-103ª seja mantido para essas aeronaves, com as necessárias alterações.(trecho extraído do site da ABUL)

Como quase tudo na aviação brasileira, o que a ANAC tá sugerindo, é bem parecido com a FAR 103 do regulamento  norte americano, praticamente igual, ou seja não tem q ter carteira, matricula de aeronave, exame de saúde etc..etc..nada, (vírgula)
Mas isso não quer dizer que o  piloto, possa sair por aí  voando sem o conhecimento da FAR 103, ops! RBHA 103. Tem um monte de regra lá(FAR 103), mas elas não te impedem de voar!!!!!!!! VOARRRRRRRRRR, voar minha gente!

Engraçado a ABUL né, agora sob a alegação de "preservar a segurança de seus associados e da comunidade aeronáutica, posicionou-se contra a citada desregulamentação". Sabem o que eu acho mesmo? É que ABUL está com medo de perder essa importante fonte de renda!  É isso que você é amigo, fonte de renda, ainda mais agora que tá cheio de dono de RV que ja sentiu o gostinho, encheu o saco, cansou de taxas e quer voltar a voar ultraleve. 
Preservar segurança uma óva!(sei lá se é assim que se escreve isto). A gente só vê pulga em cachorro magro mesmo. Façam alguma coisa de util, lutem pela liberação de mais escolas, por onde tenho andado ninguém mais aguenta a ABUL, de tão xarópes que são, tá acontecendo o inverso, os ultralevistas agora estão fazeno PP pra acabar com essa putaria. 
Sabe o  por quê vai toneladas de brasileiros pra oshkosh todos os anos? pra ver ultraleves, milhares, sabe por quê? Porque lá eles deixam voar e a FAR 103 tem grande parcela nisso, lendo-a ou  não, nenhum idiota pode alegar a própria torpeza, daí é só voar amigo! Procura na net e dá uma lída nela.
Pergunto, você amigo voador de básico, gostaria de voar sem toda essa burocracia nas suas costas?  A ABUL não quer, querem um pedaço do seu foquinho, seu GT, seu ML, querem cuidar da sua segurança, pode? A Albrecht Asessoria Aeronáutica tá te esperando, querem cuidar de você e da "comunidade aeronáutica". 
Para com isso, deixa o povo voar, voar de ultraleve básico era ótimo, CPD, CPR, aí foram entrando ou melhor enfiando, enfiando uns fly by wire no meio e deu nisso, morreu gente, chamou a atenção.
A ABUL não tá conseguindo reverter o PP pra os avançadão, tarifas etc...então vamos mandar nos pequenos, vamos nos agarrar nos "pano e cano" outra vez, temos que mandar em alguma coisa. Isso, vamos exigir 30 hs de voo de MXL cabinho, no mínimo, e prova teórica só na sede da ABUL no Rio de Janeiro, Checador só um por estado, melhor, só um por região!
Uma vez um cidadão comentou aqui no blog que eu estava louco falando em apertar com os pilotos "meia boca" voadores de avançados, que era bobagem dar mais munição pra ANAC limitar nossa atividade, pois bem, agora a ABUL, quer manter regulamentações em cima de ultraleves de 115 kg!
Atenção pilotos de básico, a ANAC não quer tarifar, controlar, vistoriar nosso voo, mas tem gente que quer.
Uma  ultima,
Sugestão Aerodicas para ABUL, próximo ENU, que tal  em Fernado de Noronha? Qualquer pelado com um 503 vai, não esquenta, a ABUL te aluga um bote salva vida pra voo em alto mar(sem kit de sobrevivência).


Não vamos confundir desregulamentação com irresponsabilidade ou burrice.


Márcio Menuzzo



6 comentários:

  1. Parabéns pelas palavras!!!! É exatamente isso que acontece. Fora Abul!!!!!!!Fora corja de aviadores de elite de m...

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  2. Marcio to contigo e nao abro.

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  3. Gostei do texto. Bastante esclarecedor. Liberdade para os hiperleves! Queremos voar. Simplesmente, voar!

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  4. Caro Márcio,

    Gostei do seu comentário com relação à ABUL, mas acho que não se enquadra nessa desregulamentação da ANAC. Os ultraleevs que você citou (foquinho, seu GT, seu ML) possuem peso maior que 150 kg, ou seja, não seriam afetados pela desregulamentação que seria até 113 Kg. Portanto, para pilotos desses modelos de ultraleves, nada mudaria.

    Aliás, não consigo conceber um ultra-ultraleve com menos de 113 kg, seria para voar apenas em dia sem tubulência e com vento 0 nó, pois caso contrário seria perigoso. Um trike dos mais leves pesa mais que isso. Então, parece que essa desregularização troca seis por meia dúzia.

    Concorda?

    Abraço!

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  5. Concordo em gênero, número e grau. Realmente nossos ultraleves básicos, ultrapassam o peso para serem desregulamentados, mas me refiro que(não gosto muito de citar os EUA)lá existe uma indústria, quero dizer, uma grande gama de modelos de ultraleves que são feitos/projetados pra se enquadrar na part 103. Posso estar redondamente enganado, mas se nao tivesse regulamentação nenhuma em cima dos 115 kg, talvez essa industria surgisse por aqui tbm.
    Abraço
    Bons voos e mais uma vez concordo contigo sim.

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