sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Atendendo a pedidos, mais sobre o FACETMOBILE.

O senhor grisalho aí do lado é Barnaby Wainfan, seu projeto para um ultraleve de baixo custo e de dois lugares é o Facetmobile, é um delta em forma de asa, o aviãozinho faz lembrar o Lockheed-Martin F-117, que foi revelado para o público seis meses após ele começar a construir seu projeto.


É uma coincidência, diz Wainfan, sobre a aprência com o caça. O F-117 é construído com facetas planas para reduzir a sua assinatura de radar, o Facetmobile é para cortar custos mesmo. As partes são planas de modo que um construtor amador possa trabalha-los sobre uma mesa. "Os aviões são muito caros", diz Wainfan. E ele fala mais uma verdade "Um avião novo deve custar o mesmo que um carro, não o de uma casa.


As pessoas tendem a pensar em desempenho, desempenho, desempenho superior, mais rápido, mais longe. Para mim, trata-se mais simples, mais segura e menos dispendiosa, mais divertida. O Facetmobile é para pessoas que pensam que voar é bom para a sua alma .


Facetmobile de Wainfan atingiu 110 mph com um Rotax 503 de 46 hp. Wainfan, 49 anos, cabelos grisalhos e um cavanhaque espesso, voou pela primeira vez o Facetmobile em 1993. Naquele ano, ele voou de sua casa no aeroporto de Chino, Califórnia, para Oshkosh, Wisconsin, ída e volta, uma distância de cerca de 2.350 milhas. No ano seguinte ele estava decolando de Blythe, Califórnia, quando o potente rotax 503, "para sua surpresa"( mas não para a nossa! ) parou a uma altura de 500 metros. Wainfan saiu ileso graças ao emaranhado de canos , mas o avião ficou muito danificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário