sexta-feira, 4 de junho de 2010

Vento forte, falta de motor, falta de local pra pouso, falta de sorte e falta de...

Ontem foi um dia de ventos fortes aqui na região, sem uma medição exata por falta de instrumentos, mas baseado(na sempre) pouca experiência, posso afirmar que as rajadas devem ter chegado a uns 15/20 knots, ou mais, não era um dia pra voar, mesmo assim, resolvi fazer um turno de pista, não devia ter decolado, pauleira total, logos nos primeiros metros, rajadas fortes desestabilizavam completamente o voo, perto da base da camada a 1100 pés, ascendentes e descendentes fortes.
Se você tira o motor o vento te leva se dá motor as pancadas ficam mais fortes, o jeito é ir negociando.
Preocupação com o pouso, muito tenso, entrar voando rente a pista pra vir firme, uma fileira de eucaliptos perpendicular a pista bem numa das cabeçeiras, de mais ou menos uns 50 m, era uma chance boa pra tentar um pouso sem tomar uma rajada de través e quebrar o ultraleve.

No solo, são e salvo. só voltei a voar bem no final da tarde, com muito vento ainda, mas bem menos do que o voo pela manha.
Sem motor, sem local pra pouso naquela serra brava e com um vento daqueles, tenho certeza que o piloto do Conquest, não teve muita chance.

Foi um dia de vento muito forte, estou a 180 km, do local da queda, o tempo tava péssimo na região toda. O registro segundo alguns sites de meteorologia foi de rajadas de 50 km/h.

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