sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

CRI-CRI



Em 1971 o designer Michel Colomban iniciou seus trabalhos no desenvolvimento desta pequena aeronave de dois motores. O objetivo era o de construir uma aeronave muito pequena, com dois motores, econômica e que fosse capaz de realizar algumas manobras acrobáticas. Ele também queria que o valor não fosse superior a mil dolares, incluindo dois motores. Naturalmente, estes valores se referem a 1970.


O tempo de construção do primeiro Cri-Cri demorou cerca de 1500 horas e o nome do pequeno aviãozinho foi dado pela filha de Michel, devido claro, ao tamanho do avião e do barulho dos motores, dois 2 tempos de 200 cc.

O primeiro vôo foi realizado em 19 de julho de 1973 pelo piloto de teste Robert Buisson, sobre aeroporto de Guyancour, a poucos quilometros de París. A primeira versão era convencional, passando atriciclo após testes.


A nomenclatura real dele é, MC-10 CRI-CRI. É um bimotor todo metálico. Sua fuselagem tem apenas 60 cm de largura no ponto mais largo. A asa é toda metálica com apenas 4,9 metros de envergadura e é dotada de flaperons. O manche é tipo bastão e os motores são instalados em dois berços na dianteira, estão muito próximos um do outro oque compensa a diferença de impulso em caso de parada de um dos motores.
Apesar de parecer simples não é tão facil assim de construí-lo, porque não existem kits para a venda, ou seja, você tem que fazer todo ele, Apenas plantas estão disponíveis, em francês e em Inglês.

5 comentários:

  1. Olá amigos, sei de um deste avião cri cri p/ venda, com ótimo preço, podem entrar em contato, paulaomotocars@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Para Plantas do CRI CRI entre em contato atraves do e mail aerodicas@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. precisa de carteira para pilotar esse aviao?

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei porquê o blogueiro anuncia estas plantas, se todos os links estão quebrados...

    ResponderExcluir
  5. quanto custa um aviao desse?

    ResponderExcluir